Simpósio será realizado no próximo dia 10, em São Paulo, com a presença de especialistas na área e representantes do governo
Com o avanço no preço dos combustíveis e as pressões ambientalistas e da legislação para a redução da emissão de poluentes, a indústria é estimulada a desenvolver sistemas de propulsão veicular com melhor desempenho e eficiência energética. Para debater a transformação tecnológica na área do powertrain frente ao novo cenário mundial, especialistas e profissionais da área da mobilidade estarão reunidos dia 10 de novembro, no Centro de Convenções Milenium (rua Dr. Bacelar, 1.043), em São Paulo, durante o Simpósio SAE BRASIL Propulsão Veicular e Matriz Energética.
O encontro debaterá o papel das empresas, entidades e do governo no assunto, além das vantagens e oportunidades para o Brasil frente às mudanças dos veículos e à evolução da matriz energética. As inscrições devem ser feitas pelo site da SAE BRASIL www.saebrasil.org.br. Outras informações pelo tel. 11 3287-2033, ramal 106. O debate começa às 8h45, com a palestra ‘Tendências e inovação em powertrain’, com Ricardo Abreu, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Mahle.
Para discutir os avanços do powertrain no Brasil e no mundo, estão confirmados Carlos Bonote, gerente de Engenharia da Renault; Henrique B. Pereira, gerente de Engenharia de Powertrain da GM LAAM; e João Irineu Medeiros, diretor de Engenharia da FPT Powertrain, no painel “Em Busca de Maior Eficiência do Powertrain”, que focará, ainda, a exportação de motores e tecnologias e as novas gerações do motor flex.
Eficiência – ‘Aperfeiçoando o Powertrain dos Veículos Comerciais’ será tema de outro painel, com Guilherme Ebeling, engenheiro chefe de Desenvolvimento do Produto da MWM International Motores; Mário Bittencourt, coordenador de Desenvolvimento de Produtos de Motores da Volvo; Mário Luft, presidente do Grupo Luft; e Otto Negron, da área de Engenharia de Aplicação da Cummins, sob coordenação de Luso Ventura, diretor da SAE BRASIL.
Cláudio Castro, gerente de Desenvolvimento de Produto da Schaeffler; Luiz Alberto Soares, gerente de Vendas e Aplicações da Voith Turbo; Thomas Schmidt, diretor Operacional da ZF; e Wilson Marques Jr., gerente de Programa da Eaton, falarão sobre como ganhar eficiência em veículos comerciais com novas soluções, como transmissões automatizadas, ‘dual clutch’, ‘start stop’, híbrido elétrico e gerenciamento remoto. Coordenação: Mário Massagardi, diretor de Vendas e Engenharia Divisão Diesel, da Bosch.
Depois, representantes do governo e do setor público trarão suas visões sobre o papel de cada combustível na matriz energética, no painel “Matriz energética automotiva e meio ambiente”. Estão confirmadas as presenças de Frederico Kremer, gerente de Soluções Comerciais da Petrobras; Henry Joseph, presidente da Comissão de Assuntos de Energia e Meio Ambiente da Anfavea; Jerônimo Cruz, diretor da Divisão Tecnologias Ambientais da BASF; José Lima de Andrade Neto, secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério do Meio Ambiente; e Luís Eduardo Freitas Tinoco, analista ambiental do MMA. A mediação será feita por Gábor Deák, diretor da SAE BRASIL.
Para Robson Galvão, diretor de Simpósios e Eventos da SAE BRASIL, os simpósios da instituição apresentam diversidade de opiniões, o que enriquece o conhecimento necessário para a tomada de decisões. “Uma preocupação constante na organização destes encontros é trazer personalidades do setor que agreguem valor aos temas em debate”, afirma Robson Galvão.
Simpósio SAE BRASIL Propulsão Veicular e Matriz Energética, no dia 10 de novembro (segunda-feira),Centro de Convenções Milenium, rua Dr. Bacelar, 1.043, São Paulo.
Postar um comentário