Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

domingo, 9 de novembro de 2008

SAE BRASIL debaterá a revolução da eficiência no powertrain

Simpósio será realizado no próximo dia 10, em São Paulo, com a presença de especialistas na área e representantes do governo

Com o avanço no preço dos combustíveis e as pressões ambientalistas e da legislação para a redução da emissão de poluentes, a indústria é estimulada a desenvolver sistemas de propulsão veicular com melhor desempenho e eficiência energética. Para debater a transformação tecnológica na área do powertrain frente ao novo cenário mundial, especialistas e profissionais da área da mobilidade estarão reunidos dia 10 de novembro, no Centro de Convenções Milenium (rua Dr. Bacelar, 1.043), em São Paulo, durante o Simpósio SAE BRASIL Propulsão Veicular e Matriz Energética.

O encontro debaterá o papel das empresas, entidades e do governo no assunto, além das vantagens e oportunidades para o Brasil frente às mudanças dos veículos e à evolução da matriz energética. As inscrições devem ser feitas pelo site da SAE BRASIL www.saebrasil.org.br. Outras informações pelo tel. 11 3287-2033, ramal 106. O debate começa às 8h45, com a palestra ‘Tendências e inovação em powertrain’, com Ricardo Abreu, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Mahle.

Para discutir os avanços do powertrain no Brasil e no mundo, estão confirmados Carlos Bonote, gerente de Engenharia da Renault; Henrique B. Pereira, gerente de Engenharia de Powertrain da GM LAAM; e João Irineu Medeiros, diretor de Engenharia da FPT Powertrain, no painel “Em Busca de Maior Eficiência do Powertrain”, que focará, ainda, a exportação de motores e tecnologias e as novas gerações do motor flex.

Eficiência – ‘Aperfeiçoando o Powertrain dos Veículos Comerciais’ será tema de outro painel, com Guilherme Ebeling, engenheiro chefe de Desenvolvimento do Produto da MWM International Motores; Mário Bittencourt, coordenador de Desenvolvimento de Produtos de Motores da Volvo; Mário Luft, presidente do Grupo Luft; e Otto Negron, da área de Engenharia de Aplicação da Cummins, sob coordenação de Luso Ventura, diretor da SAE BRASIL.

Cláudio Castro, gerente de Desenvolvimento de Produto da Schaeffler; Luiz Alberto Soares, gerente de Vendas e Aplicações da Voith Turbo; Thomas Schmidt, diretor Operacional da ZF; e Wilson Marques Jr., gerente de Programa da Eaton, falarão sobre como ganhar eficiência em veículos comerciais com novas soluções, como transmissões automatizadas, ‘dual clutch’, ‘start stop’, híbrido elétrico e gerenciamento remoto. Coordenação: Mário Massagardi, diretor de Vendas e Engenharia Divisão Diesel, da Bosch.

Depois, representantes do governo e do setor público trarão suas visões sobre o papel de cada combustível na matriz energética, no painel “Matriz energética automotiva e meio ambiente”. Estão confirmadas as presenças de Frederico Kremer, gerente de Soluções Comerciais da Petrobras; Henry Joseph, presidente da Comissão de Assuntos de Energia e Meio Ambiente da Anfavea; Jerônimo Cruz, diretor da Divisão Tecnologias Ambientais da BASF; José Lima de Andrade Neto, secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério do Meio Ambiente; e Luís Eduardo Freitas Tinoco, analista ambiental do MMA. A mediação será feita por Gábor Deák, diretor da SAE BRASIL.

Para Robson Galvão, diretor de Simpósios e Eventos da SAE BRASIL, os simpósios da instituição apresentam diversidade de opiniões, o que enriquece o conhecimento necessário para a tomada de decisões. “Uma preocupação constante na organização destes encontros é trazer personalidades do setor que agreguem valor aos temas em debate”, afirma Robson Galvão.
Simpósio SAE BRASIL Propulsão Veicular e Matriz Energética, no dia 10 de novembro (segunda-feira),Centro de Convenções Milenium, rua Dr. Bacelar, 1.043, São Paulo.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica