Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Golden dobra de tamanho em 5 anos

Apesar da crise mundial, empresa de iluminação prevê crescimento de 20% em 2012.

A Lâmpadas Golden encerra 2011 com o dobro do tamanho que tinha há cinco anos. A empresa de iluminação prevê para 2012 manter a estimativa de crescimento em torno de 20%, a mesma média anual desde 2005.

O crescimento do mercado consumidor em função do aumento da renda, o incremento da oferta de produtos eficientes e a nova regulamentação técnica lançada em junho - a ISO 50.001, que visa a estabelecer procedimentos de eficiência energética constante para as empresas e estabelecimentos - marcaram o segmento de iluminação brasileiro em 2011. Este já pode ser considerado o segundo grande marco do setor, após o apagão de 2001 que teve o efeito de mudar o padrão de consumo de lâmpadas no Brasil com a promessa de maior durabilidade e eficiência prometida pelas lâmpadas eletrônicas.

Apesar do ambiente favorável internamente, o índice de crescimento da Golden em 2011 só não foi maior devido à entrada de novos players, que tornou o mercado mais competitivo. A crise do fósforo decorrente da nova política das Terras Raras na China e o leve desaquecimento da economia em função da crise na Europa e Estados Unidos também tiveram impacto negativo, na avaliação do diretor da divisão LED da Lâmpadas Golden. Em sua opinião, “o ano começou com uma forte expectativa de venda no primeiro semestre, mas o mercado da construção civil sofreu alguns ajustes, além do impacto do aumento dos custos das Terras Raras”. Elas são usadas como matéria-prima para as lâmpadas fluorescentes e de descarga, cujo preço subiu dez vezes em quatro meses com impacto sobre o preço final das lâmpadas.

Grande parte do bom desempenho do mercado de iluminação foi impulsionado pelo sucesso do LED. Ao final dos próximos cinco anos estima-se que a nova tecnologia LED deverá representar 50% do valor das vendas de produtos de iluminação no Brasil. Esta tendência tem feito a Golden investir fortemente nesta tecnologia, que hoje representa cerca de 10% dos negócios da empresa com a meta crescer 50% no próximo ano.

A preocupação com o incremento da eficiência energética e a durabilidade também tem favorecido o aperfeiçoamento técnico da lâmpada eletrônica. A partir de 2012, com a vigência da nova ENCE, as lâmpadas fluorescentes compactas sofrerão um ajuste para cima na eficiência energética, ou seja, o Inmetro passará a exigir dos fabricantes produtos mais eficientes e de vida mais longa. Isto tem levado as empresas de iluminação a atuarem fortemente na melhoria da tecnologia de seus produtos para adequar o fluxo luminoso com menos consumo de energia. Segundo Cricci, “o aumento do portfólio de lâmpadas fluorescentes e da demanda interna estimulou um crescimento de 20% na divisão de lâmpadas fluorescentes compactas”.

Apesar do contexto mundial, Cricci acredita que em 2012 o Brasil pode sair favorecido, como uma das poucas opções no mundo para se investir, junto com a China, Índia e Rússia. Segundo o executivo, “o Brasil tem um grande necessidade de investimentos em infra-estrutura e habitação para boa parte da população. Além disso, 2012 é ano eleitoral e, tradicionalmente, muitos investimentos costumam ser feitos no primeiro semestre”, finaliza.

Golden -A Lâmpadas Golden é uma empresa de iluminação que atua no mercado brasileiro desde 1990, reconhecida por oferecer uma vasta gama de produtos que tem como compromisso a eficiência energética. Assentada no tripé tecnologia, qualidade, capacitação, sustentabilidade, economia e inovação, o compromisso da Golden é oferecer soluções sustentáveis em iluminação, com produtos que aliem durabilidade com melhoria do fluxo luminoso e menor consumo de energia.

Seu departamento de Engenharia e Gestão da Qualidade, que atua em sinergia com as unidades fabris parceiras, dispõe de estrutura e profissionais para garantir aos seus produtos 100% de conformidade com as normas técnicas brasileiras em vigor. Além de produtos voltados ao segmento comercial, industrial, residencial, empresarial e de iluminação pública, a Golden inova ao desenvolver uma estrutura para atender a demanda de um público especializado. Uma equipe altamente qualificada se dedica exclusivamente ao estudo e aprimoramento da tecnologia LED, focando no segmento de LEDs de alta potência, com a família EXTREME. A iniciativa vem para promover uma aproximação da marca ao especificador, contribuindo para atender a demanda de várias áreas que exijam maior eficiência, design e mais qualidade.

O Centro de Treinamento da Golden, criado em 2008, é referência na capacitação de profissionais que atuam na área de iluminação. Mais de dez mil pessoas já passaram pelos cursos presenciais da Golden por todo o país, que em 2012 inova ao investir na plataforma para e-learning.

Os produtos incluem uma série completa de lâmpadas de halogênio, lâmpadas fluorescentes compactas e lâmpadas fluorescentes normais, lâmpadas de descarga (metálica, mista, mercúrio e sódio), acessórios, transformadores, refletores e fontes, além da linha de LED.

A empresa também é associada da Abilumi (Associação Brasileira de Importadores de Produtos para Iluminação) e membro do Green Building Council Brasil. [www.lampadasgolden.com.br |Blog www.golden.blog.br ].

http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=188881

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica