Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Maior uso de eólicas pode criar dependência de térmicas de reserva

Complexo Eólico Campos Neutrais

Ambiente Energia - Os esforços do Brasil para diversificar a produção de energia com maior uso de fontes renováveis, incluindo usinas eólicas, devem resultar na dependência mais frequente de térmicas de reserva, segundo a agência de classificação de risco Fitch.

Segundo a entidade, o uso consistentemente alto de usinas de reserva poderia levar ao adiamento de grandes manutenções e ao aumento dos custos do ciclo de vida das usinas.

“Acreditamos que esse aumento de custo seria particularmente grave se a demanda por essa energia de reserva aumentar devido a uma seca prolongada ou outra interrupção de fornecimento”, disse a Fitch em relatório divulgado na sexta-feira (20).

Operadores de usinas térmicas que não cumprem com despachos do Operador Nacional do Sistema (ONS) podem ficar expostos a riscos nas métricas de geração de fluxo de caixa e de cobertura da dívida, se tiverem que comprar energia no mercado à vista.

A Fitch acredita que usinas de reserva devem ter previstos nos contratos mecanismos de repasse para recuperar totalmente os custos variáveis, como combustível (particularmente para projetos que estão em áreas remotas onde a oferta de combustível pode estar sujeita a aumento do custo de transporte).

“A dependência de usinas de stand-by poderia desempenhar um papel mais importante na confiabilidade do sistema elétrico no futuro”, conclui a Fitch.

--

Sandro Geraldo Bagattoli
Universidade Regional de Blumenau
Visite o blog Mercado de Energia Elétrica  

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica