Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Modernização de processos e de equipamentos é arma para redução dos custos de energia

Retrofit trouxe resultados positivos e significativa economia para empresas dos segmentos hospitalar e de varejo. Cases do Hospital Albert Einstein e Shopping Iguatemi de São Paulo serão tema de seminário na capital paulista

 

Buscando soluções energéticas que resultem na união entre eficiência e redução de custos, empresas dos segmentos hospitalar e de varejo encontraram no retrofit, o processo de modernização e atualização de equipamentos, uma arma poderosa para reduzir o impacto dos custos de energia e otimizar o plano de eficiência energética.

 

O Hospital Albert Einstein, em São Paulo, é um exemplo da economia que a modernização de equipamentos pode resultar. Desde 2012 o sistema de led vem sendo implantado em diversas áreas, assim como setores antigos do hospital estão passando pelo retrofit, substituindo as antigas lâmpadas fluorescentes. De acordo com o coordenador de manutenção do hospital, Coroaci dos Santos Júnior, a redução de custos resultantes da mudança chegou a R$ 2,5 milhões em um ano. “Além disso, estamos trabalhando com um sistema de banco de capacitores para melhorar a qualidade de energia. Se o retrofit não fosse feito, o consumo seria de 6 megawatts/mês. Hoje, estamos na casa dos 5,2 megawatts/mês”, afirma.

 

Varejo - Caso semelhante de economia nos custos de energia elétrica graças ao retrofit é do Shopping Iguatemi SP, que investiu na revisão total da automação e do funcionamento correto dos timers do sistema de ar condicionado. “O impacto do ar condicionado no consumo de energia elétrica do shopping é de 63%. Com o retrofit, conseguimos uma economia significativa de 15%. Além disso, fizemos o balanceamento da rede de água gelada, de modo que seja distribuída somente a quantidade que cada loja precisa, evitando o desperdício e reduzindo custos”, explica o gerente de manutenção do Shopping Iguatemi SP, Fernando Paiva.

 

Cases como o do Hospital Albert Einstein e do Shopping Iguatemi SP fazem parte da pauta de debates do seminário exclusivo de Gestão e Eficiência Energética oferecido pelo Energy Summit, que reúne empresários das principais companhias de energia, consumidores, fornecedores de soluções, instituições financeiras e órgãos do governo, de 15 a 17 de setembro, no Caesar Park Faria Lima, em São Paulo.

 

Sobre o ENERGY SUMMIT 2014

Em sua 15ª edição, o Energy Summit é reconhecidamente o mais tradicional fórum de discussões sobre a indústria elétrica, reunindo especialistas sobre geração, transmissão e distribuição e comercialização do insumo. Em 2014, o Energy Summit acontece de 15 a 17 de setembro, no Caesar Park Faria Lima, em São Paulo. Mais informações sobre as palestras, palestrante e inscrições estão disponíveis no site do evento, em http://www.informagroup.com.br/site/hotsite_ibc.asp?IdEvento=210

 

Sobre o Informa Group

O Informa group é o maior provedor mundial de informação especializada e serviços para as comunidades acadêmica e científica, profissional e empresarial. O grupo tem sua sede em Londres e outros 150 escritórios em 40 países, empregando 10000 funcionários em todo o mundo. As ações do Informa group estão listadas na Bolsa de Valores de Londres, compondo o índice das 250 maiores companhias (FTSE-250:INF). No segmento de eventos, o Informa group é hoje o maior organizador de feiras, conferencias e treinamentos do mundo com capital aberto, com uma agenda de mais de 12 mil eventos por ano. Na América Latina, o Informa Group está presente através de várias empresas como IBC, IIR, BTS Informa, AchieveGlobal e InformaEconomics - FNP.

http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5924:modernizacao-de-processos-e-de-equipamentos-e-arma-para-reducao-dos-custos-de-energia&catid=129&Itemid=583

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

Alexandre.kellermann@gmail.com

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica