Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Qual é a diferença entre Eficácia e Eficiência?

Em resumo, a eficácia é fazer bem o serviço e a eficiência é utilizar bem os recursos. Sendo assim, o mundo ideal é que a empresa seja capaz de ser eficaz e eficiente para obter os melhores resultados com a otimização dos recursos.  Sabendo disto, quais medidas podemos tomar para atingirmos este mundo ideal? Gostaria de ler as suas opiniões sobre este assunto.

 

Eficiência é usar das habilidades e competências das pessoas ao seu redor para manter seu processo fluindo, robusto.

Acredito que eficácia vai além. Eficácia trata-se de fazer a coisa certa. Optar por lançar um produto, por fechar uma fábrica, por definir novos rumos da gestão.

Uma exclui a outra? de forma alguma. Uma complementa a outra, mas é muito mais complexo ser eficaz, pois exige um conhecimento mais abstrato.

Em relação às medidas a se adotar para ter um ambiente “ideal”, no que se refere a eficiência, não vejo outra forma se não o desenvolvimento do pessoal.

Para se tornar eficaz, uma das ações pode ser um planejamento estratégico bem elaborado.

Assim, concluo pensando que eficiência está muito mais ligada ao operacional e eficácia muito mais ligada ao estratégico ou tático.

 

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

Alexandre.kellermann@gmail.com

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica