Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Coelba oferece consultoria de graça para ajudar a economizar até 50% na conta de energia

Quem compra geladeira, televisão, ar-condicionado ou até mesmo lâmpadas já está acostumado a identificar nesses produtos selos com escalas que indicam a sua eficiência no consumo de energia. Mas, esse tipo de classificação ultrapassou a barreira dos eletrodomésticos e agora também pode ser aplicada para casas e edifícios.

O setor de eficiência energética da Coelba, Celpe e Cosern - empresas do Grupo Neoenergia -, por exemplo, concede consultoria gratuita para quem quiser pleitear a obtenção de etiquetas de eficiência para seus imóveis.

A gerente de eficiência energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas, explica que existem dois tipos de etiquetas: a do projeto e a da obra construída. O selo abrange edifícios comerciais, residenciais e de serviços, sendo obrigatório apenas para edificações públicas federais.

A etiquetagem tem o objetivo de classificar o nível de consumo de energia e mostrar a sua eficiência através da aplicação de ferramentas da construção que favoreçam um consumo menor.

As noves torres do empreendimento Hangar obtiveram a etiqueta de conservação de energia por usar, por exemplo, menor iluminação artificial (Foto: Evandro Veiga)

“A economia pode chegar a 30% para edificações já existentes, se estas passarem por uma intervenção tipo retrofit (reforma e/ou atualização). Nas novas edificações, ao se utilizar tecnologias energeticamente eficientes desde a concepção inicial do projeto, a economia pode chegar a 50% do consumo, comparada com uma concebida sem essas tecnologias”, argumenta Ana.

Para que um prédio ganhe uma certificação de alto padrão de eficiência no consumo, é preciso ter intervenções que vão desde o projeto (para o caso dos imóveis ainda não construídos) à fase da utilização dos imóveis pelos moradores.

“Muito se fala que para que um empreendimento seja eficiente é preciso gastar muito. Mas, se ele for pensado desde o projeto, o custo pode ser menor. Se você escolher uma cor mais clara isso já colabora. Não envidraçar o prédio inteiro, por exemplo, não onera a obra”, ressalta Ana.

Projeto do Hangar priorizou o uso da iluminação natural nos principais espaços do empreendimento
(Foto: Evandro Veiga)

O objetivo da etiqueta, que classifica a eficiência dos imóveis, é estimular o desenvolvimento de projetos arquitetônicos mais eficientes, que tenham menor consumo de energia durante sua vida útil.

“Eficiência energética em edificações é a qualidade que determinado edifício, seja de comércio, serviço ou habitação, para oferecer as melhores condições ambientais com o menor consumo de energia possível”, ressalta.

No procedimento de etiquetagem, após a consultoria gratuita da Coelba - que é feita geralmente em 90 dias -, o morador ou empresa responsável por pleitear a certificação deve buscar uma empresa que avalie o empreendimento e emita a certificação. A Certi e a Fundação Vanzolini são as únicas habilitadas no país para essa função, que tem um prazo médio de 45 dias de análise.

“Em média, essas fundações cobram para avaliar e emitir a certificação de uma torre residencial de 10 andares, por exemplo, o valor de R$ 10 mil. Na questão financeira, esse retorno vem na economia do uso de energia pelo resto da vida da construção. É um investimento”, pontua Ana.

certificação Apesar dos benefícios no consumo menor de energia, desde 2010, apenas 16 solicitações foram realizadas nos três estados do Nordeste cobertos pelo grupo Neoenergia. “O selo precisa ser conhecido para que haja um maior interesse das empresas por tentar conquistar a certificação. No caso de construções já existentes seria necessário uma reforma, mas o planejamento deve ser feito desde o começo para novos projetos”.

Na Bahia, o empreendimento Hangar Business Park, campus corporativo construído pela Odebrecht em Salvador, foi o primeiro empreendimento comercial do país a conquistar o Procel Edifica, após receber a consultoria da Coelba. As noves torres do empreendimento Hangar obtiveram a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) A, e da Edificação Construída para envoltória em todos os edifícios.

O complexo conta ainda com sete torres comerciais e duas hoteleiras integradas por um projeto paisagístico e um Green Mall com infraestrutura de serviços. Os dois hotéis foram os primeiros das regiões Norte e Nordeste etiquetados com o selo PBE Edifica, que integra o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que é desenvolvido em parceria com o Inmetro e a Eletrobras/Procel Edifica.

A adoção de soluções que reduzem o consumo de energia, no Hangar, como aquecimento solar térmico para água nas torres hoteleiras, vidros de alta eficiência, isolamento térmico das envoltórias e coberturas, colaboraram para que o empreendimento, que é localizado na Avenida Paralela, recebesse a etiqueta de eficiência. .

Segundo o diretor de Incorporação/Engenharia, da Odebrech Realizações Imobiliárias na Bahia, Eduardo Pedreira, a etiquetagem agrega valor ao empreendimento ao dialogar com os conceitos de sustentabilidade.

“A certificação do empreendimento demonstra a importância do assunto dentro da filosofia empresarial Odebrecht que tem a atuação pautada na construção sustentável com foco na ecoeficiência, na tecnologia e na promoção de resultados positivos nos âmbitos econômico, ambiental e social”, argumenta.

Processo avalia os critérios de uso de energia nos imóveis
No processo de análise da etiquetagem de eficiência, para edifícios comerciais, de serviço e públicos, são avaliados três sistemas individuais: envoltória (fachadas e cobertura), sistema de iluminação e sistema de ar-condicionado.

A classificação geral ponderará esses três sistemas, somando ainda bonificações, que podem ser obtidas através da economia do uso de água, do emprego de fontes alternativas de energia e de qualquer inovação tecnológica que resulte em economia de energia na edificação.

Para edifícios residenciais, são avaliados: envoltória para verão, envoltória para inverno, o aquecimento de água e bonificações. As áreas de uso comum dos edifícios residenciais também podem ser avaliados os seguintes sistemas: iluminação artificial, equipamentos, aquecimento de água, elevadores e bombas.

http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/coelba-oferece-consultoria-de-graca-para-ajudar-a-economizar-ate-50-na-conta-de-energia/?cHash=2397e74ebf02c6905333525a9180b9c5

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

Alexandre.kellermann@gmail.com

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica