Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

SITAWI Finanças do Bem lança estudo sobre Barreiras do Financiamento à eficiência energética

O Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), por meio de suas Câmaras Temáticas de Finanças Sustentáveis e de Energia e Mudança do Clima encomendaram para Sitawi o estudo Destravando o financiamento à eficiência energética no Brasil: soluções financeiras e não-financeiras para os agentes de mercado. O documento foi lançado no dia 09, na COP, em Lima (peru).

 

O side event intitulado “Climate Finance: What are the Challenges for the Private Setor” aconteceu, durante o Voices for Climate, organizado pelo Governo Peruano, e teve como principal discussão o financiamento para a questão climática, colocando bancos e empresas para conversarem sobre as possíveis soluções para as dificuldades existentes. Estiveram presentes no debate Marina Grossi, presidente do CEBDS; Tania Consentino, Presidente da Schneider América Latina; Maria Mendiluce, Diretora de Energia e Mudança do Clima do WBCSD e a Claire Tutenuit, Diretora Geral do BCSD da França.

 

O projeto surgiu do reconhecimento do CEBDS e suas associadas do papel chave do setor financeiro e empresas no desenvolvimento de um mercado de eficiência energética no país e transição para uma economia verde.

 

Investimentos em projetos de eficiência energética contribuem para redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e do consumo de energia elétrica, colaborando com as metas nacionais de redução de emissões e economia de recursos financeiros por parte das empresas. O tema ganha ainda mais relevância com a atual crise hídrica e os recentes desafios na expansão da capacidade de geração do setor elétrico. Somente no primeiro semestre de 2014, houve um aumento da participação da geração térmica não renovável de 43,5% em relação ao igual período de 2013. Ou seja, a matriz elétrica brasileira passou a emitir 58% mais de emissões de carbono, chegando a 0,1440 tCO2/MWh.

 

Entretanto, o país apresenta baixos índices de eficiência energética quando comparado com as principais economias do mundo. Segundo o Procel, o potencial de redução de consumo chega a 46 mil GWh, representado um potencial de economia de R$ 20 bilhões por ano. A American Council for an Energy-Efficiency Economy estima que o país utiliza menos de 30% do seu potencial de eficiência energética ficando na 15ª posição entre 16 economias analisadas, somente a frente do México.

 

A publicação apresenta os principais entraves que impedem ou dificultam o acesso do setor empresarial aos recursos disponíveis para financiamentos em sustentabilidade, com foco em eficiência energética. Através de benchmarks internacionais e entrevistas com alguns dos principais agentes de mercado e associadas do CEBDS, o estudo traz uma proposta de mudanças e soluções que minimizem essas dificuldades.

 

O desenvolvimento do estudo pela SITAWI Finanças do Bem vai de encontro com a nossa missão. A partir de projetos, estudos e parcerias como com o CEBDS, a SITAWI busca fomentar mais capital, mais tipos de capital e melhor alocação e uso do capital para transformar mais vidas.

 

 

Leia Mais sobre a Notícia nesse Link: SITAWI Finanças do Bem lança estudo sobre Barreiras do Financiamento à eficiência energética - Ultimoinstante Notícias de Hoje

Para ler notícias em tempo real, acesse: http://www.ultimoinstante.com.br

Follow us: @uinstante on Twitter | UltimoInstante on Facebook

http://www.ultimoinstante.com.br/ultimas-noticias/sitawi-financas-bem-lanca-estudo-sobre-barreiras-financiamento-eficiencia-energetica/48207/#axzz3LSFuKJHS

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

Alexandre.kellermann@gmail.com

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica