Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Abu Dhabi quer ser a meca da fonte renovável

ABU DHABI, 20 de janeiro de 2009 - Para não perder o posto de um dos principais fornecedores de energia do mundo, os Emirados Árabes Unidos - região repleta de petróleo - prometem investir bilhões de petrodólares em novas tecnologias que substituam os combustíveis fósseis. A intenção do país, que tem como capital Abu Dhabi (o mais rico dos sete Emirados), é não ficar à mercê das variações nos preços do óleo, que é a base da sua economia, e tampouco correr o risco de ver suas reservas se esgotarem.

Para provar o potencial do país nas energias renováveis o país realiza, desde o ano passado, a maior feira sobre energias alternativas do mundo, a World Future Energy Summit (que teve sua segunda edição iniciada ontem). O evento reúne empresas de todos os tamanhos e dos mais diversos países. Os expositores árabes, por sua vez, salientam o potencial do país e ecoam: "Aqui há muitos jovens, os impostos são baixos e a mão-de-obra é barata (principalmente porque atraímos muitos estrangeiros como indianos e kenianos), nossos recursos naturais são imensos e temos capital para investir", afirmam.
A Masdar City, cidade que está sendo financiada pela estatal Abu Dhabi Future Energy Company, é o melhor exemplo de um investimento agressivo em renováveis. Trata-se de uma cidade futurística, que está sendo construída em Abu Dhabi, e totalmente projetada para não emitir gases que provocam o efeito estufa. Ao circular pela World Future Energy Summit, os visitantes podem conhecer inúmeros projetos que estão sendo aplicados na nova cidade. Automóveis elétricos, placas fotovoltaicas mais eficientes e até cimento ecologicamente correto estão expostos. "Projetamos um carro híbridos justamente para nadar nas ruas da Masdar City, que terão apenas três metros de largura", conta Rein Kielstia, diretor da 2GetThere, empresa contratada pela estatal de Abu Dhabi para desenvolver o projeto.
O carro, com cerca de dois metros de comprimento e um de largura não possui direção. "Temos um pequeno painel dentro do veículo do qual basta você digitar o seu destino e ele te leva", conta Kielstia. Dentro do carro há dois bancos, um de frente para o outro, em cada um deles cabem três pessoas. "Três sentam em um banco e três no outro, sem se preocuparem com o trânsito ou o caminho, as pessoas podem ir conversando tranquilamente", descreve o responsável pelo projeto.

Masdar City

A Masdar City é fruto de uma inovadora cooperação internacional e tem por objetivo criar uma cidade perto de Abu Dhabi com uma área de 6 quilômetros quadrados para uma população de 50 mil habitantes, livre de emissões de carbono e sem recurso ao petróleo. As principais fontes de energia são a solar e a eólica, em casas projetados com uma proximidade tal que permitam criar sombras uns sobre os outros como forma de diminuir o impacto das altas temperaturas que o deserto à volta produz. (Roberta Scrivano - Viajou a convite da Abu Dhabi - Gazeta Mercantil)

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica