Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Adote práticas econômicas antes do reajuste de energia

Dormir com o aparelho de televisão ligado, deixar lâmpadas acesas durante o dia e utilizar diariamente o ferro de passar roupas. Essas são algumas cenas comuns no dia-a-dia das pessoas e que resultam em aumento no valor da conta de energia ao fim do mês. Ainda mais no verão, época em que o consumo de energia aumenta de forma considerável, as pessoas devem estar precavidas. Atenção redobrada também porque a tarifa de luz vai ficar mais cara a partir de abril deste ano.

O engenheiro do departamento de gestão da inovação e projetos de pesquisa da Companhia Energética do Ceará (Coelce) Marcony Esmeraldo lembra que há soluções, sem custos, que podem minimizar o impacto no consumo de energia nas residências. “Para balancear o consumo de energia, já que o uso de alguns aparelhos nessa época é inevitável, a utilização de outros equipamentos, como a televisão, geladeira e ferro de passar roupa deve ser reduzida”, orienta o engenheiro.

O coordenador de energia elétrica da Agência de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), Eugênio Bittencourt, diz que as pessoas que possuem chuveiro elétrico em casa devem utilizá-lo sempre na opção “Verão” - modo mais econômico.

Ele destaca que a geladeira, se não for bem utilizada, pode se transformar em um “vilão” na hora de pagar as contas de energia. Um dos cuidados que devem ser tomados, ressalta, é com a borracha que veda a entrada de ar no aparelho. “Para testar se a borracha está funcionando bem, basta colocar uma folha de papel entre a porta do aparelho e a geladeira. Ao tirar a folha, se ela sair com facilidade ou escorregar é por que a pressão não está boa e a borracha deve ser trocada”, alerta Bittencourt.

Eletrodomésticos que possuem a opção “stand by”, após o seu uso, devem ser desligados na tomada. Esse é o conselho do especialista em economia de energia elétrica, Tomaz Nunes Cavalcante Neto. “Aquela pequena luz que fica acesa quando o aparelho está desligado pode gastar muita energia se permanecer ligada por uma grande quantidade de tempo”, afirma.

Segundo Cavalcante Neto, que é mestre em Distribuição de Energia Elétrica, 20% da energia consumida nas residências poderia ser poupada. “Substituir as lâmpadas de 60 watts pelas de 15 (watts) e as de 100 pelas 20 watts já ajuda na economia. Engomar roupas uma única vez na semana, acumulando tudo, ajuda também”, diz. (Bruno Balacó)


EMAIS

- A economia de energia começa na compra dos eletrodomésticos. O selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) informa os melhores níveis de eficiência energética. Os de nível A são mais econômicos.

- Para calcular o consumo de energia de um aparelho é necessário conhecer sua potência. O cálculo é o seguinte: Potência (em watts) x Número de horas utilizadas x Número de dias de uso no mês, dividido por 1000.


SAIBA MAIS

DICAS GERAIS.
- Sempre que possível, use os aparelhos elétricos fora do horário de pico (de 17h30min às 20h30min).

- Quando sair em viagem longa, desligue a chave geral da sua casa.

- Ao comprar refrigerador, freezer e aparelho de ar-condicionado, dê preferência aos modelos que tenham o selo Procel/Inmetro de economia de energia. Ele indica que esses aparelhos têm maior eficiência com menor consumo de energia

AR-CONDICIONADO
- Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente. Evite o frio excessivo, regulando o termostato e desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado.

- Proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação.

- Mantenha janelas e portas fechadas quando o aparelho estiver funcionando.

- Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas. Não tape a saída de ar do aparelho.

- Mantenha limpos os filtros do aparelho para não prejudicar a circulação do ar.

LÂMPADAS
- Aproveite, sempre que possível, a luz do sol, evitando acender lâmpadas ao dia.

- Ao sair de um ambiente, apague sempre as luzes.

- Dê preferência às lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares. Além de consumir menos energia, elas duram 10 vezes mais. Use iluminação dirigida (spots) para ter mais conforto e economia.

Fonte: Coelce e Aneel

http://www.opovo.com.br/opovo/economia/852966.html

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica