Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

domingo, 8 de fevereiro de 2009

CPFL iniciará troca de geladeiras de famílias de baixa renda

As famílias de baixa renda das cidades atendidas pela CPFL Piratininga terão suas geladeiras antigas substituídas por novas, que consomem menos eletricidade. O eletrodoméstico é o segundo vilão no consumo de energia elétrica, sendo responsável por 25% do consumo em residências, explica o gerente da concessionária, Alexandre Hugo de Morais. Na região de Sorocaba, a cidade de Mairinque foi pioneira no programa de eficiência energética, com o cadastramento de 620 famílias carentes: 500 delas foram contempladas. O investimento foi da ordem de R$ 1 milhão. A partir do segundo semestre deste ano, o programa será estendido a Sorocaba e mais oito municípios.

Em Itapetininga, a CPFL Sul Paulista lançou recentemente o Programa Rede Comunidade, com o objetivo de beneficiar as 215 famílias cadastradas, com a substituição de seus refrigeradores antigos, a partir da segunda quinzena deste mês. A iniciativa é do Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, com parceria das concessionárias de energia elétrica do país. O gerente da CPFL Piratininga esclarece que o programa é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que prevê a aplicação de 0,5% do faturamento em ações de eficiência energética e mais 0,5% em pesquisas e desenvolvimento.

O projeto piloto da CPFL Piratininga foi implantado, inicialmente, em Mairinque e na Baixada Santista. Entre outubro e dezembro de 2008, equipes especializadas visitaram e cadastraram 620 famílias de Mairinque, moradores de bairros como jardins Cruzeiro, Vitória, Terras de São José. Durante os três meses, o programa envolveu o levantamento da situação socioeconômica das famílias e lições de economia para redução no consumo de energia. À medida em que eram avaliadas, as famílias tinham seus refrigeradores substituídos: 500 delas foram beneficiadas com eletrodoméstico de menor consumo.

A nova geladeira é certificada pelo Inmetro e Procel, tem capacidade de 300 litros e apresenta consumo de 19 kwh/mês, sendo as mais eficientes as de 18 kwh/mês a 35 kwh/mês. O Inmetro considerada desatualizada as geladeiras com mais de 5 anos.

A vedação incorreta, devido à borracha danificada, é o problema mais comum, mas a empresa chegou a encontrar geladeiras ligadas mesmo sem portas. Na sequência do trabalho, a CPFL Piratininga pretende substituir as resistências dos chuveiros, por outras de menor consumo. A terceira etapa do programa incluirá reparos em instalações elétricas.

http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=159052

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica