A crise econômica não está impactando negativamente os investimentos empresariais em ações de sustentabilidade, que devem permanecer neste ano em 2,4% do faturamento das companhias. Para 19% das empresas, o efeito chegou até mesmo a ser positivo. As informações constam da pesquisa A Cadeia da Sustentabilidade, realizada pela Deloitte com 115 organizações entre 20 de março e 2 de abril deste ano. O levantamento mostra que 78% das empresas adotam práticas de sustentabilidade.
As companhias que participaram da pesquisa disseram adotar inúmeras ações relacionadas à sustentabilidade, como racionalização do uso de recursos naturais, programas de responsabilidade social voltados para funcionários e comunidade, gerenciamento de resíduos e diagnóstico de riscos ambientais e sociais.
Olho do consumidor - "Esse resultado sinaliza que o consumidor está revendo a gama de produtos a serem comprados e, assim, a sustentabilidade passa a constituir um dos itens avaliados na escolha do produto", diz Altair Rossato, sócio-líder para a indústria de Consumo, Varejo e Transporte da Deloitte, empresa que oferece serviços nas áreas de auditoria, consultoria tributária, consultoria em gestão de riscos empresariais, corporate finance, consultoria empresarial, entre outras.
De acordo com o sócio-líder da empresa que possui mais de 3.500 profissionais espalhados pelo País, "a busca de muitas organizações em otimizar suas cadeias produtivas com foco na redução de custos também pode impactar de forma positiva as suas práticas sustentáveis". Na opinião de Rossato, a pesquisa indica que o consumidor está disposto a pagar mais por produtos fabricados por meio de processos sustentáveis.
"A tendência no varejo é diferenciação, inovação e foco no consumidor. O que se percebe é que, no momento, o consumidor está passando por uma fase de readequação de consumo. As empresas precisam perceber essa demanda para fidelizar esse 'novo' potencial comprador oferecendo, por exemplo, produtos pelo mesmo preço que apresentem mais vantagens comparativas", afirma Rossato. Nesse processo, o sócio-líder da Deloitte identifica um enorme espaço para o crescimento das linhas de crédito destinadas a empresas que investem no desenvolvimento de processos mais sustentáveis.
Conceito - O levantamento indica que as companhias incorporaram o conceito de sustentabilidade e o consideram fundamental para seu desenvolvimento. A questão já está inserida em todas as etapas da cadeia produtiva, independente do setor de atuação. Das 115 empresas pesquisadas no País, 45% são da área de serviços, 53% do setor industrial e 2% do segmento agropecuário.
Das organizações pesquisadas, 47% informaram que a atividade principal impacta diretamente o meio ambiente. Setenta e oito por cento das empresas adotam práticas relacionadas à sutentabilidade, 18% disseram que pretendem adotar e 4% não pretendem. Em relação à reciclagem, 80% separam os materiais gerados dentro da organização, adequando-os corretamente. Outros 56% reutilizam tais materiais.
Crédito de carbono - Em relação ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), instrumento pelo qual países em desenvolvimento podem adotar processos tecnológicos inovadores com redução das emissões de gases estufa e trocar por créditos de carbono, 16% das empresas disseram já utilizar a ferramenta e quase a metade das participantes informou pretender adotá-la no futuro.
Na opinião das empresas, o consumidor responsável considera importante para a manutenção da qualidade vida no planeta questões como preservação do meio ambiente, reciclagem, uso de energias renováveis, proteção à saúde humana, programa de eficiência energética, respeito aos direitos humanos, gerenciamento de resíduos, tratamento de água e saneamento básico, respeito aos direitos do consumidor, informação e educação e mudanças no padrão de consumo.
Quarenta por cento das companhias já alteraram produtos e processos para adequar-se às medidas sustentáveis, por exigência de clientes ou consumidores. O tema sustentabilidade passou a ser usado na seleção de fornecedores, principalmente na otimização da cadeia de suprimentos, segundo 57% dos que responderam à pesquisa. Para 69% das empresas, a adoção de práticas sustentáveis contribui diretamente para a boa imagem corporativa.
http://invertia.terra.com.br/sustentabilidade/interna/0,,OI3700508-EI10411,00-Crise+nao+reduz+investimento+em+sustentabilidade.html
As companhias que participaram da pesquisa disseram adotar inúmeras ações relacionadas à sustentabilidade, como racionalização do uso de recursos naturais, programas de responsabilidade social voltados para funcionários e comunidade, gerenciamento de resíduos e diagnóstico de riscos ambientais e sociais.
Olho do consumidor - "Esse resultado sinaliza que o consumidor está revendo a gama de produtos a serem comprados e, assim, a sustentabilidade passa a constituir um dos itens avaliados na escolha do produto", diz Altair Rossato, sócio-líder para a indústria de Consumo, Varejo e Transporte da Deloitte, empresa que oferece serviços nas áreas de auditoria, consultoria tributária, consultoria em gestão de riscos empresariais, corporate finance, consultoria empresarial, entre outras.
De acordo com o sócio-líder da empresa que possui mais de 3.500 profissionais espalhados pelo País, "a busca de muitas organizações em otimizar suas cadeias produtivas com foco na redução de custos também pode impactar de forma positiva as suas práticas sustentáveis". Na opinião de Rossato, a pesquisa indica que o consumidor está disposto a pagar mais por produtos fabricados por meio de processos sustentáveis.
"A tendência no varejo é diferenciação, inovação e foco no consumidor. O que se percebe é que, no momento, o consumidor está passando por uma fase de readequação de consumo. As empresas precisam perceber essa demanda para fidelizar esse 'novo' potencial comprador oferecendo, por exemplo, produtos pelo mesmo preço que apresentem mais vantagens comparativas", afirma Rossato. Nesse processo, o sócio-líder da Deloitte identifica um enorme espaço para o crescimento das linhas de crédito destinadas a empresas que investem no desenvolvimento de processos mais sustentáveis.
Conceito - O levantamento indica que as companhias incorporaram o conceito de sustentabilidade e o consideram fundamental para seu desenvolvimento. A questão já está inserida em todas as etapas da cadeia produtiva, independente do setor de atuação. Das 115 empresas pesquisadas no País, 45% são da área de serviços, 53% do setor industrial e 2% do segmento agropecuário.
Das organizações pesquisadas, 47% informaram que a atividade principal impacta diretamente o meio ambiente. Setenta e oito por cento das empresas adotam práticas relacionadas à sutentabilidade, 18% disseram que pretendem adotar e 4% não pretendem. Em relação à reciclagem, 80% separam os materiais gerados dentro da organização, adequando-os corretamente. Outros 56% reutilizam tais materiais.
Crédito de carbono - Em relação ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), instrumento pelo qual países em desenvolvimento podem adotar processos tecnológicos inovadores com redução das emissões de gases estufa e trocar por créditos de carbono, 16% das empresas disseram já utilizar a ferramenta e quase a metade das participantes informou pretender adotá-la no futuro.
Na opinião das empresas, o consumidor responsável considera importante para a manutenção da qualidade vida no planeta questões como preservação do meio ambiente, reciclagem, uso de energias renováveis, proteção à saúde humana, programa de eficiência energética, respeito aos direitos humanos, gerenciamento de resíduos, tratamento de água e saneamento básico, respeito aos direitos do consumidor, informação e educação e mudanças no padrão de consumo.
Quarenta por cento das companhias já alteraram produtos e processos para adequar-se às medidas sustentáveis, por exigência de clientes ou consumidores. O tema sustentabilidade passou a ser usado na seleção de fornecedores, principalmente na otimização da cadeia de suprimentos, segundo 57% dos que responderam à pesquisa. Para 69% das empresas, a adoção de práticas sustentáveis contribui diretamente para a boa imagem corporativa.
http://invertia.terra.com.br/sustentabilidade/interna/0,,OI3700508-EI10411,00-Crise+nao+reduz+investimento+em+sustentabilidade.html
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