Apesar da crescente consciência da população, a demanda por projetos de eficiência energética em empresas ainda é muito pequena, disse o Superintendente de Energia da associação, Marco Antonio Donatelli, durante o seminário O Consumo Eficiente de Energia no Comércio, promovido pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio).
Segundo Donatelli, este é um "trabalho a conquistar".
"Poucos têm a consciência para ir atrás de uma empresa especializada para fazer um plano de eficiência energética", disse o superintendente.
A Abesco tem participado de grandes encontros com o setor, como na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e na Fecomércio, a fim de apresentar a idéia de eficiência energética aos empresários, mostrando as possibilidades geradas por elas.
A partir dessa sensibilização algumas empresas procuram as empresas de serviços de conservação de energia (ESCO) para desenvolver projetos e partir para financiamentos.
Enquanto a maioria das pequenas e médias empresas precisa ser conscientizada, as grandes já percebem a vantagem de implementar programas de racionalização do uso de energia.
A conscientização, no entanto, passa por um processo de convencimento de que os programas de eficiência energética fazem parte da readequação dos parques produtivos das empresas e os processos de prestação de serviços.
"Eficiência energética não tem nada a ver com privação e sim com modernização", disse o José Goldemberg, presidente do Conselho para Assuntos de Energia e de Estudos Ambientais da Fecomércio.
Como outras grandes companhias, o Grupo Pão de Açúcar, buscou os departamentos de eficiência energética distribuidoras de eletricidade para implementar os programas No caso deles, foram firmadas parcerias com a Light, Bandeirantes e Eletropaulo, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, e para investir R$3,7 milhões em eficiência energética em 2007.
"Os programas de eficiência energética já se pagaram em um ano", disse Paulo Pompilio, diretor de Relações Corporativas e Responsabilidade Social do grupo, que também estava presente no seminário.
Entre as ações desenvolvidas nos programas estão a troca das casas de máquina de refrigeração, a substituição dos sistemas de ar condicionado e a substituição da iluminação por equipamentos mais eficientes.
Em 2008 o investimento do grupo Pão de Açúcar no programa de eficiência energética foi de R$2 milhões, o que proporcionou uma economia de 17% na conta de energia do grupo, com o retorno do investimento estimado em 12 meses.
"Esse é um objetivo que não pára", disse Pompilio.
http://www.revistasustentabilidade.com.br/s02/eficiencia-energetica/abesco-e-grupo-pao-de-acucar-apresentam-iniciativas-voltadas-a-eficiencia-energetica-em-sp/view
Segundo Donatelli, este é um "trabalho a conquistar".
"Poucos têm a consciência para ir atrás de uma empresa especializada para fazer um plano de eficiência energética", disse o superintendente.
A Abesco tem participado de grandes encontros com o setor, como na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e na Fecomércio, a fim de apresentar a idéia de eficiência energética aos empresários, mostrando as possibilidades geradas por elas.
A partir dessa sensibilização algumas empresas procuram as empresas de serviços de conservação de energia (ESCO) para desenvolver projetos e partir para financiamentos.
Enquanto a maioria das pequenas e médias empresas precisa ser conscientizada, as grandes já percebem a vantagem de implementar programas de racionalização do uso de energia.
A conscientização, no entanto, passa por um processo de convencimento de que os programas de eficiência energética fazem parte da readequação dos parques produtivos das empresas e os processos de prestação de serviços.
"Eficiência energética não tem nada a ver com privação e sim com modernização", disse o José Goldemberg, presidente do Conselho para Assuntos de Energia e de Estudos Ambientais da Fecomércio.
Como outras grandes companhias, o Grupo Pão de Açúcar, buscou os departamentos de eficiência energética distribuidoras de eletricidade para implementar os programas No caso deles, foram firmadas parcerias com a Light, Bandeirantes e Eletropaulo, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, e para investir R$3,7 milhões em eficiência energética em 2007.
"Os programas de eficiência energética já se pagaram em um ano", disse Paulo Pompilio, diretor de Relações Corporativas e Responsabilidade Social do grupo, que também estava presente no seminário.
Entre as ações desenvolvidas nos programas estão a troca das casas de máquina de refrigeração, a substituição dos sistemas de ar condicionado e a substituição da iluminação por equipamentos mais eficientes.
Em 2008 o investimento do grupo Pão de Açúcar no programa de eficiência energética foi de R$2 milhões, o que proporcionou uma economia de 17% na conta de energia do grupo, com o retorno do investimento estimado em 12 meses.
"Esse é um objetivo que não pára", disse Pompilio.
http://www.revistasustentabilidade.com.br/s02/eficiencia-energetica/abesco-e-grupo-pao-de-acucar-apresentam-iniciativas-voltadas-a-eficiencia-energetica-em-sp/view
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