Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

domingo, 5 de abril de 2009

Setor elétrico de olho em 2015

Hemeroteca do Instituto de Eletrotécnica e Energia

Nº 123029
O Globo
Data: 03/04/2009


Flávia Oliveira

O Instituto Acende Brasil, representante dos investidores privados do setor elétrico, encaminhou ao Ministério de Minas e Energia uma lista de princípios que defende na renovação de concessões que vencem em 2015. O MME montou, em 2008, um grupo de trabalho para elaborar diagnóstico sobre o tema. A minuta do relatório está pronta e será entregue ao CNPE em data ainda não estipulada. Há duas propostas: nova licitação ou renovação condicionada das concessões. Em jogo, está a operação de 20% do parque gerador, um terço da distribuição e 74% da receita total permitida da transmissão. Os ativos pertencem basicamente a estatais, entre elas Furnas, Cesp, Cemig, Copel e Celesc. “É uma decisão que pode mudar, em poucos anos, a cara do setor elétrico no país”, diz uma fonte do governo. Cláudio Sales, do Acende Brasil, considera três ideias essenciais. Primeiro, a urgência. As concessões terminam em 2015, diz, mas as empresas já estão com dificuldades de financiamento por não saberem se terão ou não determinados ativos. O segundo é a competição.

Para Sales, a renovação automática às estatais vai privilegiar os acionistas privados dessas empresas.

“O risco de insegurança jurídica é grande”, completa. Por fim, o instituto quer que o governo estabeleça regras claras sobre a forma de indenização às companhias, em caso de realização de novas licitações.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica