Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 28 de abril de 2009

A tecnologia das Redes Inteligentes vira realidade e Miami, na Flórida, sai na frente com projeto de US$ 200 milhões em eficiência energética

O projeto mostra como será o futuro do uso da energia nas grandes cidades do mundo e traz o melhor da tecnologia em eficiência energética, unificando as redes fornecedoras e potencializando o uso de energias renováveis

São Paulo - O prefeito da cidade de Miami, nos Estados Unidos, Manny Diaz anunciou uma iniciativa pioneira que propõe utilizar fundos federais para incentivo econômico para ajudar a impulsionar um investimento de $200 milhões em tecnologia “Smart Grid” (Rede Inteligente) e energia renovável nos próximos dois anos. A iniciativa, chamada “Energy Smart Miami”, ajudará os consumidores do município de Miami a economizar ao oferecer-lhes mais opções de como consumir e conservar a energia elétrica. A Energy Smart Miami tem o potencial de ser a mais ampla e holística implementação da Rede Inteligente nos Estados Unidos. O foco da Energy Smart Miami será a preparação de mais de um milhão dos mais avançados “Smart Meters” (ou Medidores Inteligentes, em português), sem fio, que serão instalados em todos os domicílios e na maioria dos prédios comerciais de Miami. Esses medidores proporcionarão aos clientes da Florida Power & Light Company (FPL) mais informação e controle sobre seu uso de eletricidade e, ao mesmo tempo, darão à FPL mais conteúdo para intensificar a eficiência e confiabilidade do sistema. A implementação dos Smart Meters se baseará em arquitetura aberta de rede, permitindo que outros fornecedores desenvolvam e coloquem em prática novas aplicações que poderão, por exemplo, ajudar os consumidores a controlar melhor o uso de eletricidade em seu ar condicionado e seus eletrodomésticos.

“A Iniciativa Energy Smart Miami é um investimento no futuro de nossa cidade, nossos moradores e nossos vizinhos, além de ser um importante passo em direção à criação de empregos verdes do futuro e o desenvolvimento de uma economia de energia limpa”, disse o Prefeito Diaz, da cidade de Miami. “Essa iniciativa contribuirá para as metas da administração Obama de investir em energia alternativa e renovável, cuidando da crise climática global e criando milhões de novos empregos verdes. Estou ansioso por começar a trabalhar com nossos parceiros da iniciativa privada na criação de um modelo para colocar em prática o plano de incentivo econômico e dar início imediatamente.”

A Energy Smart Miami representa uma aliança entre o governo local e líderes em energia nacionalmente renomados. Junto com o Prefeito, estiveram no campus da Faculdade de Miami no centro da cidade para o anúncio Lewis Hay III (Presidente e CEO do Grupo FPL), Jeffrey Immelt (Presidente e CEO da GE), John T. Chambers (Presidente e CEO da Cisco Systems) e Scott Lang (Presidente do Conselho, CEO e Presidente da Silver Spring Networks).

A Florida Power & Light Company, subsidiária do Grupo FPL, rede fornecedora de energia do estado da Flórida, está no comando da estratégia e desenvolvimento de tecnologias Smart Grid para o projeto. Ela fornece eletricidade para 4,5 milhões de consumidores no estado da Flórida, incluindo mais de um milhão no município de Miami. A GE, líder mundial em tecnologia de geração, distribuição e gestão de energia, fornecerá os principais componentes do projeto, os quais incluem os Smart Meters e podem se estender para aplicações avançadas e sistemas de controle mais inteligentes. A Silver Spring Networks, líder em fornecimento de soluções para a rede elétrica, fornecerá comunicações em rede sem fio seguras baseadas em padrões abertos e comprovadas em campo. A Cisco, líder mundial em tecnologias de rede, ajudará a elaborar e implementar uma plataforma segura e inteligente de comunicações dentro da grade de transmissão e distribuição do município e fornecerá aos clientes informações e controles para administrar a energia doméstica.

“Através da Energy Smart Miami, a FPL acelerará e expandirá significativamente nosso programa de investimento de capital para ajudar os clientes de Miami a perceber mais rapidamente os benefícios de uma infraestrutura elétrica inteligente. A Cidade de Miami é um ponto focal natural, em vista da longa defesa e liderança ambiental do Prefeito”, disse Lew Hay, do Grupo FPL. “No entanto, a iniciativa Energy Smart Miami representa o começo, e não o fim, já que é a peça fundamental de um investimento de $700 milhões em Smart Meters para cada cliente residencial da FPL na Flórida.”

“A GE comprometeu-se a entregar tecnologias energeticamente eficientes para garantir um futuro com energia mais sustentável. A Energy Smart Miami será um exemplo extraordinário de tecnologia do século XXI que tornará possível nossa visão de uma carteira de energia mais diversificada suportada por uma rede energética dinâmica, flexível e mais inteligente. Parabenizamos o prefeito e os cidadãos de Miami pelo compromisso com um futuro mais limpo e energeticamente mais eficiente. Este é um grande exemplo para todas as cidades da América – e para o mundo”, disse Jeff Immelt, da GE.


Estima-se que a Energy Smart Miami venha a gerar demanda por 800 a 1.000 empregos diretos e indiretos, envolvidos na preparação, durante o período de dois anos da implementação. A iniciativa inclui uma ampla gama de tecnologias que aprimoram o fornecimento de eletricidade e ajudam os consumidores a administrar melhor seu uso de eletricidade. Veja alguns destaques:

• Automação e Comunicações da Rede Inteligente – Mais parecido com a Internet do que com uma rede elétrica, o novo sistema Smart Grid conectará os Smart Meters, transformadores de alta eficiência, subestações digitalizadas, geradores de energia e outros equipamentos através de um sistema centralizado de informação e controle. Este monitorará o status continuamente, identificará e consertará quedas de energia ou enviará equipes automaticamente e fornecerá informações úteis para melhorar a confiabilidade, eficiência e produtividade da geração de energia através do consumo.

• Medidores Inteligentes – Por meio da Iniciativa Energy Smart Miami, serão instalados Smart Meters em mais de um milhão de domicílios e na maioria dos prédios comerciais do município de Miami. Nos próximos cinco anos, a FPL pretende expandir o projeto para um total de mais de quatro milhões de domicílios na Flórida. O custo da expansão dos Smart Meters para fora do município de Miami representa um investimento de $500 milhões além dos $200 milhões propostos para apoiar a iniciativa Energy Smart Miami. Os Smart Meters servem como uma interface-chave em um sistema que combina vários elementos – medidores inteligentes, uma rede de comunicações de duas vias que utiliza padrões abertos e sistemas operacionais e bancos de dados sofisticados. Consequentemente, os clientes poderão conectar-se e monitorar quanta energia eles estão gastando por mês, dia ou hora. Com essa informação, os clientes da FPL terão a capacidade de baixar suas contas de luz ao terem substancialmente mais informações para tomar decisões sobre seu consumo de eletricidade. Em última análise, os Smart Meters e a rede que os conecta proporcionarão aos consumidores a capacidade de ver e administrar aparelhos individuais que consomem eletricidade em suas casas, como ar condicionado e outros eletrodomésticos. Os Smart Meters também darão informações à FPL que a ajudará a operar de forma mais eficiente e a aumentar a confiabilidade.

• Integração de Energia Renovável – Várias universidades e faculdades locais receberão instalações de energia solar para ajudar a atender às necessidades de energia através de tecnologias renováveis e não poluentes. Instalações de baterias possibilitarão a algumas localizações solares estocar energia para utilização durante os picos de demanda ou para quando não houver sol.

• Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEVs) – Serão acrescidos 300 veículos elétricos híbridos plug-in à frota da FPL que atende o município de Miami. Os PHEVs serão abastecidos por aproximadamente 50 novas postos de carregamento. Outros PHEVs serão lançados em testes na Faculdade de Miami, Universidade Internacional da Flórida, Universidade de Miami e Cidade de Miami.

• Testes de Tecnologia ao Consumidor – Utilizando as capacidades dos Smart Meters instalados, a iniciativa conduzirá estudos de outros sistemas de comunicações e capacitação ao consumidor para determinar qual deles entrega a maior economia de energia e maior satisfação do consumidor. Os testes iniciais em aproximadamente mil domicílios em Miami investigarão diversos sistemas diferentes, incluindo:

? Displays ou “eco-painéis” domiciliares de energia para ajudar a administrar as cargas elétricas e baixar a utilização em períodos de pico
? Eletrodomésticos inteligentes capazes de se comunicar com os Smart Meters para reprogramar as funções altamente energéticas ou passar para um modo de menor consumo durante os períodos de pico de demanda
? Termostatos programáveis e controláveis pelos medidores inteligentes
? Software de gestão de demanda e resposta que administrará os eletrodomésticos, a iluminação e outros equipamentos dos consumidores utilizando Smart Meters.

Os parceiros que formam a equipe especializada de implementação da Energy Smart Miami têm trabalhado juntos com afinco para garantir que a iniciativa atenda aos critérios do Presidente Obama para um projeto de infraestrutura de rápida implementação (projetos conhecidos como “shovel-ready”) e se qualificar para os fundos da Lei de Recuperação e Re-investimento Americanos de 2009, conhecida como o pacote de incentivo federal. Se receber esse apoio federal, a Energy Smart Miami poderá iniciar ainda este ano e estar concluída até o final de 2011.

O pacote de incentivos reserva especificamente concessões federais para infraestrutura elétrica avançada e outras iniciativas relacionadas que tenham como objetivo a eficiência energética, a confiabilidade energética e a energia renovável.



Para mais informações, acesse www.EnergySmartMiami.com

http://www.meiofiltrante.com.br/noticias.asp?action=detalhe&id=1855

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica