Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ersa planeja triplicar sua capacidade para 154 MW

AA inauguração da Pequena Central Hidroelétrica (PCH) Corrente Grande, localizada no rio de mesmo nome no Estado de Minas Gerais, é o primeiro de três empreendimentos com que a Ersa Energias Renováveis inicia a operação este ano. A meta da empresa é fechar o ano com 11 usinas em funcionamento, com 154,5 MW instalados, triplicando sua capacidade instalada em relação a 2009. O investimento total de todas essas usinas do parque de geração da empresa está estimado em R$ 981 milhões. Mas os planos são mais ambiciosos para os próximos anos, pois a empresa já possui em seu portfólio de projetos e inventários 2 mil MW entre PCHs e parques eólicos. O objetivo é colocar todos os projetos licenciados que utilizam vento como combustível no próximo leilão de fontes alternativas, sem data ainda para ocorrer.

Apesar de existir cerca de 1 mil MW em projetos de PCHs e volume igual em eólicos, a empresa possui efetivamente em seu portfólio mais 73,5 MW de usinas com licença ambiental emitida pelo Ibama e que estão aguardando a comercialização da energia para serem tiradas do papel. No segmento eólico esse potencial é maior, 137 MW.

"Nossa meta é colocar todas as eólicas que temos no leilão e vender as PCHs no mercado livre, como fizemos com a de Corrente Grande e com as duas próximas inaugurações", afirmou o presidente da Ersa, Roberto Sahade.

Segundo o executivo, o preço oferecido nos leilões eólicos deverá subir até 15% daqui a quatro anos, porque os melhores projetos já foram vendidos e os próximos deverão retomar o patamar de valor mais elevado.

http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=7&id_noticia=359734&editoria=

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica