A Usiminas assinou com a Cemig um contrato de R$ 8,3 milhões para implementar um projeto de eficiência energética que visa reduzir em 2,5 MWh/mês o consumo da linha de produção na usina de Ipatinga.
O acordo, assinado em 16/06, tem por objetivo atingir a meta de tornar a Usiminas autossuficiente em energia até 2015, quando a empresa pretende alcançar uma redução de gasto anual de energia de R$ 350 milhões.
O projeto, que integra a estratégia de competitividade da empresa, envolve a adoção de uma solução técnica apresentada pela empresa de serviços e componentes elétricos Yaskawa.
A iniciativa prevê a racionalização do uso da energia elétrica, contando com parcerias entre a Usiminas e empresas fornecedoras de equipamentos e serviços para eficiência energética.
Essas parcerias serão gerenciadas por meio de contratos de desempenho, nos quais a Cemig responderá pela consultoria técnica e pelo financiamento de projetos de otimização de consumo propostos pelas empresas parceiras. Após a conclusão de cada projeto, a remuneração das empresas parceiras será atrelada ao desempenho atingido com a solução contratada.
Para tanto a empresa criou uma Diretoria de Energia, que será liderada por Bernardo Alvarenga, e será integrada à vice-presidência de Desenvolvimento e Competitividade da Usiminas.

Postar um comentário