A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou em julho a ABNT NBR ISO 50001:2011 – Sistemas de gestão da energia – Requisitos com orientações para uso.
Esta norma especifica requisitos para implementação e manutenção de um sistema de gestão da energia, com o propósito de habilitar organizações de todos os portes a buscarem a melhoria contínua de seu desempenho energético.
Aliada da produção, a eficiência energética reduz danos ambientais e garante maior competitividade no mercado, por isso é questão prioritária para organizações em todo o mundo.
Outro objetivo é garantir disponibilidade de suprimento de energia, aumentando a competitividade e contribuindo para reduzir o impacto das mudanças climáticas. A melhoria contínua do desempenho energético resultará na diminuição do consumo global de energia.
Eduardo Lima, secretário da Comissão de Estudo da ABNT, informa que a norma poderá ser aplicada por organizações de todos os tipos e tamanhos, independentemente de condições geográficas, culturais ou sociais. O sucesso de sua implementação dependerá, entretanto, do compromisso em todos os níveis e funções e, especialmente, da alta direção.
A norma recomenda às organizações vários procedimentos como, por exemplo, adoção de critérios de eficiência na compra de equipamentos, estruturação e cuidados adicionais na operação e manutenção de equipamentos, conscientização e treinamento sobre os aspectos vinculados ao uso adequado da energia.
http://www.odebate.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=16672&Itemid=172

Postar um comentário