Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Calor muda padrão de pico de consumo de energia

Tradicionalmente o maior gasto acontecia no fim de tarde, mas neste verão horário de maior demanda é entre as 14 e 15 horas

28/01/14 às 20:53 - Atualizado às 14:42   |  Ana Ehlert

Começo da tarde é o período de maior consumo no Paraná, momento em que são ligados os aparelhos de ar-condicionado (foto: Valquir Aureliano)

As altas temperaturas registradas em todo o Estado têm provocado mudanças no comportamento dos consumidores de energia. O Operador Nacional do Sistema (ONS) tem divulgado como o horário de pico de consumo no meio da tarde, entre 14 e 15 horas.

“É o horário mais quente do dia quando quem tem aparelho de ar condicionado, splits ou climatizador, liga o aparelho para ter um pouco mais de conforto, tanto em casa quanto no trabalho”, explica Nelson Cuquel, gerente de operações da Companhia Paranaense de Energia (Copel).  

Na última sexta-feira, por exemplo, foi registrado o novo recorde histórico de consumo de energia elétrica do Estado. A Copel registrou pico de demanda instantânea de 5.461 megawatts (MW), às 14h29. O valor é 109 MW maior do que o último recorde, de 5.352 MW, registrado na quarta-feira da mesma semana, dia 22, e 167 MW maior do que o recorde anterior, de 5.294 MW, ocorrido no dia 28 de novembro de 2013.

Uma das recomendações que a Copel faz nesses casos é evitar o desperdício de energia. Quando usar o ar-condicionado, por exemplo, as portas e janelas devem estar fechadas. O aparelho deve ser desligado quando não houver ninguém no ambiente por mais de uma hora, além de evitar instalar o aparelho em local exposto ao sol e limpar os filtros periodicamente.

Para este ano, a Copel trabalha com a estimativa de aumento de 5% no consumo de energia, frente ao ano de 2013. “É um crescimento vegetativo que a empresa tem monitorado e registrado”, comenta Cuquel. Sobre as quedas de energia, o gerente de operações, afirma que elas são fruto de descargas atmosféricas, bastante comuns nesta época do ano.

Reservatórios — Questionado sobre o nível dos reservatórios das barragens, Cuquel ressalta que eles estão bons, mas poderiam estar melhores. “O verão é um período de chuvas, mas como neste ano não tem chovido muito, os níveis não estão em 90% como seria o ideal, mas estão bons e não há nada que indique possibilidade de racionamento”, afirma.  Segundo Cuquel, em Foz do Areia o nível é de 51,62%, em Segredo 89,78%, Mauá 53% e em Santa Clara 94%.



--

Sandro Geraldo Bagattoli
Universidade Regional de Blumenau

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/groups/opt_out.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica