Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Re: Energia renovável: só marketing?

Muito interessante o artigo.

Pelo visto só o Brasil e outros países do terceiro mundo pra levarem a sério a redução da emissão de CO2.
Com isso, nós desaceleramos nosso crescimento, e eles se beneficiam.

-Gunar

On Tuesday, April 15, 2014 12:05:01 PM UTC-3, sandro bagattoli wrote:

Após Fukushima, Japão prefere carvão à energia renovável

Novo plano do Japão não estabelece metas específicas para energia mais limpa de fontes eólicas, solares ou geotérmicas

Chisaki Watanabe e Masumi Suga, da 
 

AFP

Usina nuclear de Fukushima

Usina nuclear de Fukushima: acindente nuclear não convenceu o Japão a usar energia mais limpa

Tóquio - O primeiro-ministro Shinzo Abe está impulsionando a indústria do carvão no Japãopara que expanda suas vendas no mercado local e no exterior, solapando as esperanças dos ambientalistas de que ele utilizasse o acidente nuclear em Fukushima para fazer com que o país adote a energia renovável.

Um novo plano de energia aprovado pelo gabinete do Japão em 11 de abril designa o carvão como fonte importante de eletricidade no longo prazo, ao passo que não estabelece metas específicas para energia mais limpa de fontes eólicas, solares ou geotérmicas. A política também dá à energia nuclear a mesma proeminência do carvão na estratégia energética do Japão.

Em muitas formas, as empresas de energia já estão na frente dos decisores políticos. Com os reatores nucleares parados por revisões de segurança, as dez empresas de energia do Japão consumiram 5,66 milhões de toneladas de carvão em janeiro, um recorde para o mês e 12 por cento a mais do que há um ano, conforme cifras da indústria.

"Não se pode excluir o carvão se pensarmos na melhor mistura de energia para que o Japão mantenha os custos de energia estáveis", disse Naoya Domoto, presidente de energia e operações de fábricas na IHI Corp., desenvolvedora de uma tecnologia conhecida como A-USC, que queima carvão para produzir vapor com temperaturas mais altas. "Um modo de fazer isso é usar o carvão com eficiência".

O apetite do Japão pelo carvão reflete tendências na Europa e nos EUA, onde os esforços por baratear a eletricidade estão minando regras que limitam as emissões de combustíveis fósseis e apoiam a energia mais limpa. Nos EUA, um inverno gélido aumentou os preços do gás natural, fornecendo o catalisador para que as empresas de energia estendessem as vidas de fábricas carvão, que são mais sujas. A Alemanha, a Espanha e a Grã-Bretanha estão cortando subsídios à energia renovável para reduzir o custo da eletricidade.

Grupo heterogêneo

Para os grupos ambientalistas que defendem a energia renovável, a política do Japão é um grupo heterogêneo que não oferece muitas direções para a política. Em vez disso, apoia o statu quo, ao pedir a reativação dos reatores desligados após o desastre de 2011 e não oferecer metas para a quantidade de energia vinda do vento ou do sol.


--

Sandro Geraldo Bagattoli
Universidade Regional de Blumenau
Visite o blog Mercado de Energia Elétrica  

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica