Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Banco Mundial cria 'bússolas' para cidades eficientes

Ajudar as cidades a aumentar a segurança energética, a poupar mais energia, a reduzir custos com emissões ou a melhorar serviços municipais foram, para o Banco Mundial, argumentos suficientes para desenvolver seis guias de apoio à integração da eficiência energética no planeamento urbano e em estratégias locais.

 

As orientações formuladas pelo Programa de Assistência à Gestão do Sector Energético (ESMAP), entre outros aspectos, instigam os municípios a dar prioridade à aquisição de produtos energeticamente eficientes, como equipamentos de iluminação e de escritório.

 

Aos edifícios, como maiores consumidores mundiais de energia eléctrica, é-lhes dedicado um guia próprio – Improving Energy Efficiency in Buildings, onde constam abordagens para uma melhoria do seu desempenho energético. Em paralelo, outro guia reforça a importância de avaliações abrangentes ao nível da energia que permitem aos decisores políticos identificar falhas e encontrar soluções. Através deste tipo de avaliações, Belo Horizonte (Brasil), por exemplo, descobriu um potencial de poupança anual de cerca de 20 milhões de dólares, possível com a substituição da iluminação pública por lâmpadas de tecnologia LED.

 

A aposta na eficiência energética também foi rentável para Kiev (Ucrânia), que reduziu em 26% as necessidades de uso de energia para aquecimento depois da reabilitação de edifícios públicos, em meados de 2000. À semelhança, Singapura aumentou o número de edifícios sustentáveis de 17, em 2005, para 1700, em 2013, com a sua estratégia centrada na eficiência - Green Mark Scheme.

 

“O papel crítico que as cidades desempenham no crescimento económico, em medidas urbanas de eficiência energética e planeamento pode ajudar a colocar as economias nacionais num caminho orientado para o crescimento sustentável, com consequentes benefícios económicos, na área da saúde e ambientais”, constatou Anita Marangoly George, directora sénior do Energy and Extractives Global Practice do Banco Mundial.

 

Para os municípios localizados em países onde as áreas urbanas se encontram em desenvolvimento, o ESMAP criou, ainda, um último guia que incide na forma como deve ser feita a distribuição espacial das cidades, dimensão das vias ou localização de parques e edifícios.

VOLTAR

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

Alexandre.kellermann@gmail.com

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica