Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Novo sistema gera eletricidade sem precisar de lâminas rotativas


     Energia Renovável

Esta nova turbina eólica oscila elegantemente no vento, gerando eletricidade sem as lâminas rotativas. A empresa espanhola chamada Vortex Bladeless produziu uma turbina eólica que tira proveito dos vórtices produzidos ao passar o vento em torno de um obstáculo. Se você colocar qualquer objeto no caminho do vento, ele irá criar um vórtice ondulado atrás da barreira. Este é um problema que tem atormentado há anos os engenheiros: algumas pontes caem devido aos remoinhos de vento.

Os engenheiros do Vortex Bladeless tem projetado sua turbina para tirar proveito deste vórtice. A turbina em forma de cone fina é feito a partir da fibra de carbono e da fibra de vidro, com um motor na parte inferior, em vez de ser no topo (como as turbinas tradicionais) para melhorar a resistência. O projeto assegura que o vórtice do vento gira sincronicamente ao longo de todo o cone. Os redemoinhos têm que trabalhar juntos para alcançar um bom desempenho. Também existe um anel de ímãs na base do cone que dão as rotações de um impulso, independentemente da velocidade do vento.

Há muitas vantagens para o novo projeto elaborado pela empresa Vortex: É mais barato de fabricar do que as turbinas atuais. Os preços de manutenção também são mais baixas porque não há nenhuma fricção de peças móveis mecanicamente (por exemplo, as pás de uma turbina tradicional), o que reduz a necessidade de lubrificação e substituição. É completamente silencioso e os pássaros podem voar ao redor deles com segurança (embora a empresa ainda não se pronunciou se a turbina é à prova de ninhos.)

Vortex a bladeless wind turbine that looks like asparagus

O dispositivo da Vortex foi modelado computacionalmente, testado em um túnel de vento, e existem protótipos em campo aberto, porém existem poucos detalhes sobre os testes realizados pela empresa ou em laboratórios independentes.

Embora esta invenção pode não possa revolucionar as fontes de energia renováveis ​​da Terra, ainda é emocionante ver o que os designers estão criando e vão criar pela frente.

Fonte: IndependentTheVerge



Veja mais aqui http://climatologiageografica.com/eletricidade-sem-laminas-rotativas/#ixzz3ahldbH5m


--

Sandro Geraldo Bagattoli
Universidade Regional de Blumenau
Visite o blog Mercado de Energia Elétrica  

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica