Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Lisboa poupa 850 mil euros anuais com conversão de semáforos para LED

A Galp e a Vivapower iniciam esta segunda-feira a substituição de mais de 20 mil lâmpadas convencionais em 8.500 semáforos de Lisboa por ópticas LED mais eficientes e com menores consumos energéticos.

 

Uma medida que permitirá à Câmara Municipal de Lisboa reduzir os consumos de electricidade nos semáforos da capital em quase 95%, ou seja, uma economia de cerca de 850 mil euros por ano.

 

O modelo contratual proposto pela Galp e pela Vivapower, que foram seleccionadas pela CML através de concurso público, prevê que o custo de aquisição e substituição dos novos equipamentos seja integralmente suportado pelo consórcio, sendo as duas empresas remuneradas pela partilha do valor das economias efectivas proporcionadas à Câmara Municipal de Lisboa, ao longo de um período de 24 meses.

 

Este modelo enquadra-se no programa de eficiência energética para o sector público Eco.AP, sendo o primeiro contrato de performance energética realizado com uma entidade pública em Portugal.

 

O processo de substituição das 20 mil lâmpadas deverá estar concluído até ao final do ano.

 

Com este projecto, a Galp reforça a sua presença enquanto operador eléctrico no sector do Estado, onde ganhou mais de 75 concursos públicos em 2014, assegurando actualmente o fornecimento de electricidade a mais de 1.700 instalações públicas.

 

A Vivapower Selfenergy é uma Empresa de Serviços Energéticos (ESE) que actua em todos os domínios da energia, nomeadamente nas áreas da produção de energia, sistemas e soluções de eficiência energética, gestão de activos e celebração de contratos de desempenho energético.

http://economico.sapo.pt/noticias/lisboa-poupa-850-mil-euros-anuais-com-conversao-de-semaforos-para-led_225408.html

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

Alexandre.kellermann@gmail.com

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica