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domingo, 9 de agosto de 2015

O que diz o seu Título Profissional no Linkedin

O headline (Título) profissional do seu perfil Linkedin é talvez um dos elementos mais importantes que deverá ter em conta quando constrói a sua presença nesta rede profissional. Estes 120 caracteres têm um impacto forte nos outros usuários. O que escrevemos aqui diz um pouco do que somos e do que fazemos e talvez do que desejamos fazer.

 As primeiras impressões do seu perfil são feitas em função da informação que coloca neste título profissional. Em muitos casos, um outro usuário ou recrutador não irá visitar o seu perfil se não tiver um título sugestivo e atraente.

 

Recentemente, um pequeno estudo no Linkedin mostrou que 37% de 677 perguntados, afirmaram que o título profissional é o elemento mais importante de um Perfil Linkedin. A discussão entre membros foi grande, reforçando a ideia de que este pequeno texto divide a atenção de todos mas que é muito importante.

Quando fazemos convites, enviamos mensagens, InMails, participamos em discussões em grupos e aparecemos nas pesquisas efetuadas por recrutadores, o título do seu perfil Linkedin surgirá em destaque.

Temos 120 caracteres para chamar a atenção de quem nos procura. Para tal, vamos oferecer algumas sugestões. Será importante realçar que a situação profissional do usuário é determinante para o tipo de texto que queremos incluir no título.

 

Se está atualmente empregado e não procura emprego, lembre-se que pode sempre optar por indicando:

1. Título profissional que usa na empresa (não necessita de colocar o nome da empresa a não ser que seja reconhecida nacional e/ou internacionalmente)

mas deve ainda adicionar…

2. sua área de negócio;

3. o seu foco de interesses profissionais, algo sobre a sua experiência…

Cuidados especiais para os acrónimos, siglas ou diminutivos da sua área de especialidade (ex. PMP, ITIL, ENG, MBA, etc.…). Se forem denominações aceitas na sua área, coloque-as mas com moderação e bom senso.

Sugestões de “headlines” para quem procura emprego

Lembre-se que os recrutadores são pessoas ocupadas e têm sempre pouco tempo para avaliar perfis de usuários. Muitos títulos são tão fracos e pouco específicos que é difícil entender exatamente o que a pessoa faz. Outros não dizem nada ou então até “Desempregado na empresa Desempregado”. Um título vago ou excessivamente criativo apresenta 2 problemas – um título criativo provavelmente carece de determinadas palavras essenciais ao recrutador; por outro lado, as pessoas que procuram esses candidatos são pessoas ocupadas. Eles não têm o tempo necessário para traduzir o significado de “ajudo empresas a…” E Você, tem 5 segundos para convencer um recrutador a clicar no seu perfil a partir de uma página de resultados de pesquisa com uma longa lista de vários usuários.

ALERTO PARA O CUIDADO ESPECIAL DE QUEM ESTÁ EM TRANSIÇÃO MAS AINDA NÃO SE DESVINCULOU À SUA ENTIDADE EMPREGADORA.

- Indique as suas áreas de especialidade (sem abusar nas palavras chave!) – os recrutadores chegam ao nosso perfil pelas palavras-chave que podem estar em vários locais do seu perfil Linkedin mas que é essencial que estejam no título.

- Reforce com o tempo de experiência nestas áreas (anos de experiência)

- Demonstrem disponibilidade (em transição, Procura novos desafios…) e com a indicação sobre a disponibilidade geográfica (nacional / internacional).

Devem criar impacto a quem o vê pela primeira vez. Não exagere no seu título, vendendo-se em demasia!!!

Os recrutadores querem saber quem é, que experiências apresenta e o que pode trazer às empresas.

 

Em função destas orientações, o que poderá dizer o seu título profissional?

https://www.linkedin.com/grp/post/1088807-5920299036002238468

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

Alexandre.kellermann@gmail.com

 

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