Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Comissão aprova projeto que beneficia municípios produtores de energia

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei do deputado Heráclito Fortes (PSB) que, se sancionado, altera as regras de distribuição da energia eólica produzida nos estados. Pela proposta, 10% do total produzido seria utilizado como forma de compensar os estados e municípios e os órgãos federais que contribuem para produção da energia. Pela medida, de 10% da produção, 45% ficaria com o estado, 45% com o município produtor, 7% com o Ministério das Minas e Energia e 3% para o Ministério da Ciência e Tecnologia.

 

“Este projeto vai dotar os poderes públicos dos necessários recursos financeiros para fomentar programas de desenvolvimento científico e tecnológico e de incentivo à produção de energia a partir de fontes renováveis, a fim de garantir o desenvolvimento econômico equilibrado e sustentável para o país”, explica Heráclito, ressaltando que o projeto fará com que a fonte eólica tenha cada vez mais relevância na matriz energética do País.

 

O projeto estipula que a compensação para o Ministério de Minas e Energia tem por objetivo garantir ofinanciamento de programas de incentivo à geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. Os outros 3% destinados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para o financiamento de programas de capacitação tecnológica e desenvolvimento de equipamentos para produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

 

O deputado Heráclito lembra ainda que o Piauí será um dos estados mais beneficiados com o Projeto. “O Piauí já desponta no cenário mundial como um dos maiores produtores de energia eólica e participa cada vez mais de negociações envolvendo o setor energético, especialmente, pelosinvestimentos que estão sendo feitos nas regiões onde se localizam os complexos, entre elas, a Chapada do Araripe, que abrange os municípios de Simões e Marcolândia”,diz Heráclito.

 

Dados do governo do Estado destacam que o parque eólico da Chapada do Araripe conta cominvestimentos de R$ 7,1 bilhões, iniciados em julho de 2014 e que vão até dezembro de 2017, e capacidade instalada na ordem de 1,4 gigawatt (GW) de energia. Destaca ainda que o Piauí já produz mais energia limpa do que consome. Atualmente, a produção do estado alcança 1.200 MW/mês.

Por:  João Magalhães- Jornal O Dia

http://www.portalodia.com/noticias/politica/comissao-aprova-projeto-que-beneficia-municipios-produtores-de-energia-247520.html

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

Alexandre.kellermann@gmail.com

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica