Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sábado, 5 de setembro de 2015

Energia eólica próxima de 5% da matriz energética brasileira

A energia eólica deverá fechar o ano com uma capacidade instalada de 9 gigawatts (GW) - foram 7.068,7 GW em Agosto.

 

O total projetado para Dezembro corresponde a 5% da matriz energética do Brasil.

 

Desde 2009, quando essa fonte passou a integrar a matriz elétrica brasileira, foram contratadas nos 13 GW de potência instalada. por meio dos leilões de energia.

 

Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica, existem atualmente 281 parques eólicos em 11 estados.

 

A associação estima ainda que, até o fim deste ano, os investimentos somarão R$ 8 bilhões e serão criados mais 19 mil postos de trabalho.

 

Pelas projeções do setor, e tendo em vista as perspectivas de longo prazo, o potencial de produção no Brasil é de atingir 400 GW, sendo a maior parte nas regiões Nordeste e Sul, mas há expectativas positivas também para os estados de São Paulo, de Minas Gerais e do Espírito Santo.

 

Garantia física

 

Para o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, a energia eólica já contribui para a segurança energética brasileira. Ele disse que uma portaria publicada hoje no Diário Oficial da União, definindo a revisão anual da garantia física dos parques eólicos, vai permitir a redução do preço dessa fonte de energia.

 

"A revisão de garantia física, que habilita esse gerador de energia elétrica a participar dos leilões, o que, muito provavelmente, aumentará ainda mais a possibilidade de disputa nos leilões, trará talvez uma redução ainda maior no preço de energia eólica", afirmou.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=energia-eolica-energetica-brasileira&id=010175150902&ebol=sim#.VesagOlRFMs

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

Alexandre.kellermann@gmail.com

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica