Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Biomassa

Bom tarde
 
A Brasil Biomassa firmou um acordo internacional para o desenvolvimento de unidades industriais com a utilização da tecnologia de torrefação de biomassa/pellets/briquetes com a ThyssenKrupp da Alemanha e estamos enviando em  anexo um estudo técnico sobre a moderna tecnologia de aproveitamento da biomassa ao processo de torrefação. Esta é a tecnologia que está sendo desenvolvida na Europa e nos Estados Unidos visando potencializar uma biomassa (umidade de 50% e poder calorífico 10,5 MJ/kg) para uma biomassa torreficada energética (umidade de 3% e poder calorífico 19,9 MJ/kg). Um fator positivo é o aumento do poder de energia da biomassa (menor custo de transporte e armazenamento) gerando um resultado positivo para as empresas.

No processo industrial de torrefação de biomassa/pellets/briquetes que estamos desenvolvendo com o objetivo de melhorar as propriedades energéticas da biomassa para aumentar a sua qualidade e atratividade como combustível. Temos um produto final commaior valor energético (torrefação degrada os constituintes menos energéticos da biomassa como a  hemiceluloses e, consequentemente, concentra no produto sólido final os constituintes com maior conteúdo energético, isto é, elimina oxigênio e concentra carbono), uma menor dureza (a torrefação destrói parcialmente a estrutura fibrosa da biomassa, diminuindo sua tenacidade e deixando-a mais friável. Há uma redução do consumo de energia necessária para a moagem da biomassa, além de uma melhor sobreposição e compactação das partículas, aumentando a densidade á granel do material), uma maior homogeneidade (o material torrificado apresenta propriedades físicas e químicas mais homogêneas, como a distribuição granulométrica, o que possibilita a utilização de diferentes tipos de biomassa lenhosa em um mesmo equipamento de combustão), uma menor umidade ( além de reduzir a quantidade de água da biomassa, a torrefação diminui a higroscopicidade desse material. O tratamento aumenta a concentração de lignina, reduzindo a relação constituintes hidrofílicos/constituintes hidrofóbicos. Assim, reduz-se a capacidade da biomassa em absorver umidade do ambiente), uma maior durabilidade (a composição química da biomassa torrificada faz com que ela seja menos atrativa aos microorganismos decompositores, diminuindo a atividade biológica e aumentando a vida útil de armazenamento sem degradação desse combustível).

Biomassa 

Wood pellets 

Woodpelles Torreficado 

Biomassa Torreficada 

Carvão 

Teor de Umidade (wt%) 

30 – 55

7 – 10

1 –5

3

10 – 15

Poder Calorífico(LHV, MJ/kg) 

7 – 12

16.2

18 – 22

19.9

23 – 28

Materiais Voláteis(wt% db) 

75 – 84

75 – 84

55 – 80

58

15 – 30

Carbono Fixo(wt% db) 

16 – 25

16 – 25

22 – 35

25-39

50 – 55

Densidade Aparente (kg/l) 

0.25 – 0.40

0.60 – 0.65

0.65 – 0.80

0.23 – 0.25

0.80 – 0.85

Vol. Densidade Energia (GJ/m3) 

1.4 – 3.6

8 – 11

12 – 19

12.5

18 – 24

Propriedades Higroscópicas

Hidrofóbica

Hidrofóbica

(Moderada)

Hidrofóbica

(Moderada)

Hidrofóbica

Hidrofóbica

Degradação Biológica 

Rápida

Moderada

Lenta

Lenta

Nenhum

Consistência do Produto 

Limitada

Alta

Alta

Alta

Alta

Custo de Transporte 

Alto

Médio

Baixo

Baixo

Baixo

As empresas que tem interesse na produção de pellets também tem que avaliar sobre a produção de uma biomassa torreficada que envolve um menor número de equipamentos e uma área menor de produção. Além de que o pellets de madeira (umidade de 8% e poder calorífico 16,2 MJ/kg) tem um menor poder energético do que a biomassa torreficada. Com maior grau de produção de energia térmica, a biomassa torreficada tem um preço superior que o pellets no mercado internacional de energia.  Uma outra grande vantagem do processo de torreficação envolve a emissão de gases-vapor que pode ser utilizado no processo ou em caldeira industrial. Todos os resíduos industriais, florestais e agroindustriais podem ser torreficados com alto teor de energia.

Se sua empresa detém detém resíduos/biomassa do processo industrial/florestal deve conhecer esta tecnologia industrial.  Esta tecnologia desenvolvida na Alemanha e que estamos desenvolvendo no Brasil (60% dos equipamentos nacionais e 40% importados com os benefícios do ex-tarifário). Os equipamentos estão sendo credenciados junto ao  BNDES para facilitar a obtenção de uma linha especial de financiamento. Temos assinado um pré-contrato com a maior trading company da Europa para aquisição de toda a produção de biomassa torreficada do Brasil.

Para as empresas (florestal e industrial, madeira, papel e celulose e cana energia) com interesse em conheçer todos os detalhes da tecnologia industrial, a Brasil Biomassa vai desenvolver um estudo de viabilidade econômica sem ônus para as empresas.  Qualquer informação adicional estamos a sua inteira disposição, inclusive para uma reunião técnica com a sua companhia.

Cordialmente
Celso Oliveira
Diretor da Brasil Biomassa e Energia Renovável
Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biomassa e Energia Renovável
Diretor Executivo do Instituto Brasileiro Pellets Biomassa Briquete
ABIB BRASIL BIOMASSA E ENERGIA RENOVÁVEL  Av. Cândido Hartmann, 570 24 andar Conj. 243 80730-440 Curitiba Paraná Fone (41) 33352284 ou (41) 88630864 ou (41) 96473481
E-mails brasilbioenergia@sapo.pt  URL Brasil Biomassa www.brasilbiomassa.com.br

--

Sandro Geraldo Bagattoli
Universidade Regional de Blumenau
Visite o blog Mercado de Energia Elétrica  

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica