Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Datacenters precisam buscar novas fontes de energia, alerta especialista

Tendência de menor oferta de matrizes tradicionais, como a hidrelétrica, deve motivar a busca por alternativas como termoelétricas e sistemas de cogeração, analisa diretor da DatacenterDynamics

 

Os datacenters precisarão, cada vez mais, recorrer a fontes alternativas para o fornecimento de energia, a fim de diminuir a dependência de matrizes convencionais, como a energia gerada por usinas hidrelétricas. A análise é do especialista José Monteiro, Diretor de Conteúdo da DatacenterDynamics, provedora global de conteúdos e informações sobre o mercado de centros de dados.

 

Para Monteiro, entre as opções a serem consideradas estão a implantação de centrais termoelétricas ou de sistemas de cogeração (que aproveitam o potencial energético de outras fontes, como o gás natural). O especialista explica que a necessidade de buscar novas soluções para atender à demanda energética de datacenters é gerada, entre outros fatores, pela tendência de redução no potencial de oferta de fontes que dependem da água, como as usinas hidrelétricas.

 

O especialista da DatacenterDynamics acrescenta ainda que a atenção à eficiência energética precisa estar mais presente no dia a dia dos responsáveis pela operação de centros de dados, que chegam a comprometer 44% de seu orçamento com eletricidade e resfriamento da estrutura. “Uma vez que estes custos sejam lidos e computados dentro dos custos totais relacionados com a operação do negócio, isso vai, por um lado, conduzir a que a eficiência energética se torne a preocupação máxima dos gestores dessas infraestruturas”, explica Monteiro.

 

O diretor lembra que as principais multinacionais da área de Informática – Yahoo, Facebook, Google e Amazon – são exemplos de empresas que estão na “linha de frente” em termos de datacenters que aliam eficiência energética e redução de consumo. Essas e outras questões, inclusive, serão objeto de debates durante a primeira Brasil Datacenter Week, evento que será realizado de 9 a 13 de novembro, em São Paulo.

 

Agenda

 

Primeira Brasil Datacenter Week

Quando: 9 a 13 de novembro

Onde: Transamérica Expo Center – São Paulo (SP)

Mais informações: www.brasildatacenterweek.com / e-mail: brasil@datacenterdynamics.com /Fone: (11) 3711-9202

 

Sobre a DatacenterDynamics

A DatacenterDynamics é um provedor de informações B2B que tem como principal ativo uma serie única de eventos, feitos sob medida para fornecer aprendizado e oportunidades de networking para profissionais que projetam, constroem e operam datacenters. Com 25 conferências anuais, nas principais capitais financeiras do mundo, os eventos da DatacenterDynamics são reconhecidos como os locais nos quais os principais nomes do mercado dividem seus conhecimentos e insights com operadores de datacenter de alto nível.

 

Em 2014, mais de 30.000 profissionais sêniores de datacenter participaram dos eventos DatacenterDynamics, criando o fórum mais influente da indústria de hoje.

 

A DatacenterDynamics é conhecida pela sua proximidade no mercado de data center em todos os seus locais de evento, buscando estabelecer relações individualizadas com todos os profissionais com quem interagem. Esse contato pessoal, unido a um conhecimento profundo dos mecanismos do mercado, faz da organização muito mais do que um simples provedor de mídia B2B. Ela se destaca pelo número de relacionamentos de longo prazo realizados internacionalmente com os fornecedores, consultores, usuários finais, governos e ONGs.

 

Contatos para Imprensa:

 

Rodrigues & Freire Comunicação Corporativa

 

Joana Martins

 

Eric Santos

 

+55.11.3628.5080

 

jcruz@rodrigues-freire.com.br

 

esantos@rodrigues-freire.com.br

http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,796475,Datacenters_precisam_buscar_novas_fontes_de_energia_alerta_especialista,796475,2.htm

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica