Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 20 de outubro de 2015

ILUMINAÇÃO PÚBLICA COM LED: UM CAMINHO A SEGUIR

Na semana passada foi anunciado que o concelho de Oliveira de Azeméis investiu cerca de 400 mil euros na requalificação da iluminação pública do centro da cidade. Este investimento promoveu a colocação luzes com tecnologia LED na iluminação pública e representa, na minha opinião, um excelente investimento com os olhos postos no futuro.

 

Sempre defendi que a sustentabilidade energética deve ser um objetivo das autarquias, e a substituição faseada dos sistemas de iluminação tradicionais por estes mais eficazes seria um caminho inevitável. Tenho consciência que esta aposta na requalificação da iluminação pública é difícil pelo investimento financeiro que representa, contudo é inevitável que se caminhe neste sentido e que cada vez mais se aposte nesta tecnologia.

 

Para além da redução do consumo energético nas faturas da autarquia, que representa um retorno bastante interessante, conseguimos uma iluminação mais eficiente nos locais que vão recebendo estas novas lâmpadas de tecnologia LED. É de facto evidente a ideia que a sustentabilidade energética é uma prioridade nos países desenvolvidos e que o caminho a seguir será o de apostar nestas novas tecnologias.

 

No caso concreto de Oliveira de Azeméis realço o aproveitamento dos fundos comunitários do QREN, uma forma inteligente de conseguir minimizar o investimento necessário neste processo, que apesar de podermos esperar o retorno garantido na fatura de eletricidade existe sempre um investimento inicial notável.

 

Neste âmbito também os Fundos Europeus 2014-2020 para o Ambiente e Energia vão privilegiar três áreas fundamentais. Uma das áreas elegíveis para este apoio defende uma transição para uma economia de baixo carbono e dirigida na promoção da eficiência energética, em especial, na redução de consumos energéticos na administração pública, o que poderá ser mais uma ajuda na continuidade deste projeto.

 

A aposta em tecnologias amigas do ambiente que nos permitem poupar energia é sempre de saudar pois podemos dessa forma tornar o nosso planeta mais sustentável para as futuras gerações. Ainda há poucos décadas vivíamos no despontar da tecnologia e íamos percebendo que o futuro nos augurava grandes descobertas na área da informática e da tecnologia.

 

Na minha opinião a grande diferença desses tempos áureos para a atualidade, reside numa consciencialização crescente de que o progresso tem trazido problemas relacionados com a sustentabilidade do planeta, e que poderemos evoluir procurando sempre minimizar os efeitos dessa evolução no planeta.

 

No que ao nosso concelho diz respeito, naturalmente este processo levará o seu tempo até que todo possa ser comtemplado com esta nova iluminação, e é até interessante perceber que as pessoas começam a mostrar interesse em ter esta iluminação disponível na sua rua e na sua freguesia.

 

Este será com certeza um desafio que estará na mente da autarquia de Oliveira de Azeméis nos próximos anos, sempre sem entrar em loucuras financeiras, aproveitando fundos comunitários e reinvestindo as reduções nas faturas energéticas em mais iluminárias.

 

Despeço-me com amizade

http://cidades.com.pt/index.php/op/334-miguel-portela/1758-ilumina%C3%A7%C3%A3o-p%C3%BAblica-com-led-um-caminho-a-seguir

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica