Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

domingo, 29 de novembro de 2015

Dicas para poupança energética - Como manter os equipamentos

Permitir que as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) poupem recursos financeiros para que estes sejam reaplicados na sua missão social é o objetivo do Programa Polo Positivo. Um projeto que pretende melhorar a eficiência energética nas IPSS. Aproveite as sugestões deste programa, aplique-as à sua empresa para reduzir a fatura de eletricidade.

Manutenção dos equipamentos e sistemas energéticos

 

A manutenção adequada dos equipamentos e sistemas energéticos instalados na sua empresa irá contribuir para evitar a diminuição do desempenho ou rendimento dos mesmos. Esse procedimento terá impacto na redução da quantidade de combustível ou de eletricidade consumidos para proporcionar o mesmo serviço ou utilidade e, consequentemente, na fatura energética mensal.

 

Alguns dos aspetos a considerar na manutenção dos equipamentos:

• Salvaguarde a existência de planos de manutenção preventiva dos principais equipamentos, nomeadamente de caldeiras, equipamentos de ar condicionado, equipamentos de lavagem, de frio e de congelação. Caso existam, verificar se necessitam de ser atualizados.

 

• Apure de que forma é realizada a manutenção dos equipamentos, se numa base preventiva ou se apenas corretiva. Verifique a existência e rigor dos registos de manutenção e de intervenção, assegurando que os mesmos são, juntamente com o plano de manutenção, incluídos no dossier técnico das instalações.

 

• Informe-se sobre quais são as empresas ou pessoas responsáveis pela realização da manutenção, se têm a formação e competências – formais ou informais – adequadas e, de que forma pode ser promovida ou negociada uma melhor relação entre o preço pago e a qualidade do serviço prestado.

 

• Provisione, no orçamento anual da empresa, as verbas estimadas e os recursos necessários para uma boa execução do plano de manutenção preventiva e corretiva das instalações.

 

Dica

 

Defina e monitorize a evolução temporal de alguns indicadores específicos de consumos de energia, como kWh por m2 de área ocupada ou por utilizador, m3 de gás consumido ou de água quente. Reparta os consumos elétricos por período tarifário (ponta, cheio, vazio, etc).

OJE/Polo Positivo

http://www.oje.pt/dicas-para-poupanca-energetica-como-manter-os-equipamentos/

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica