Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Eletrobras ensina como economizar energia na hora de enfeitar a casa para o natal

As festividades de fim de ano estão chegando e os bairros da cidade vão ficando mais iluminados com os enfeites natalinos. É comum se ver pisca-piscas, cascatas com lâmpadas e jardins decorados nessa época. Mas toda essa luminosidade pode se tornar um peso na hora de pagar a conta de energia. Por isso, a Eletrobras Distribuição Alagoas dá dicas de como manter a decoração natalina sem doer no bolso.

 

As lâmpadas decorativas de ‘pisca-pisca’ ou cascatas estão entre as vilãs do consumo nesse período festivo. Se um conjunto com 100 lâmpadas comuns, por exemplo, ficar ligado 8h por dia, o consumidor terá um aumento no consumo de 12 quilowatt/hora (kWh) por mês, o equivalente a aproximadamente R$ 8.

 

Para evitar essa situação, a Eletrobras orienta a compra de luzes de LED, pois possuem uma potência média de 15 watts (w), e se utilizadas no mesmo período do exemplo anterior, irão consumir apenas 3,6 KWh mensalmente. Isso representa uma economia de 70% em relação ao ‘pisca-pisca’ tradicional.

 

O gerente de Eficiência Energética da Eletrobras, Edmilson Santos, alerta que na hora de comprar esses produtos também é preciso ficar atento à potência informada na embalagem. “Quanto maior a potência e tempo de uso, maior será o consumo do enfeite natalino. Portanto é aconselhável que o consumidor escolha enfeites que tenham uma potência menor”.

 

Outra prática que ajuda a reduzir o consumo no período natalino é desligar os aparelhos decorativos no período em que não houver movimento na residência.

 

Segurança – Além da eficiência energética, a Eletrobras está preocupada com a segurança dos clientes nesta época do ano. Na hora de instalar as luzes e equipamentos que necessitam de energia é necessário seguir alguns conselhos, que previnem acidentes e podem salvar uma vida.

 

Jorge Rocha, gerente de segurança da Eletrobras recomenda não fazer emendas nos fios; não utilizar benjamim, mais conhecidos como “T”, pois eles podem sobrecarregar e superaquecer a rede e causar curto circuito; deixar as lâmpadas longe de isopor e papel para evitar incêndios; adquirir produtos certificados com o selo do Inmetro; revisar a instalação elétrica da casa, caso sejam usadas muitas luzes para a decoração; ler o manual do produto e seguir as recomendações do fabricante.

http://cadaminuto.com.br/noticia/278056/2015/11/11/eletrobras-ensina-como-economizar-energia-na-hora-de-enfeitar-a-casa-para-o-natal

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica