Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Brasil desperdiça R$ 12 bi com energia elétrica em 5 anos

Segundo análise da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), nos últimos cinco anos o Brasil desperdiçou R$ 12 bilhões apenas com energia elétrica e a tendência é que o desperdício aumente proporcionalmente nos próximos anos.

 

De acordo com a ABESCO uma das razões para tanto desperdício é o fato de os equipamentos consumidores de energia elétrica em todos setores (industrial, comercial, serviços e residencial) estarem ficando mais velhos e obsoletos, consumindo mais energia para fazer o mesmo trabalho.

 

“Se levarmos em consideração que a indústria consome cerca 44% de toda a energia elétrica produzida e que a força motriz usa quase 70% dessa energia, é possível afirmar que aproximadamente 30% de toda energia elétrica brasileira é consumida por motores. Não à toa a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciou um trabalho para estimular a troca dos motores elétricos e promover a eficiência energética. Ação que contou, inclusive, com a participação e sugestões da ABESCO”, explica o presidente da ABESCO, Rodrigo Aguiar.

 

A Associação tem trabalhado junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para montar uma agenda de ações para que o Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf) seja efetivamente colocado em prática a partir de 2016 e assim seja possível alcançar a meta de redução de 10% no consumo de energia em 2030.

 

(Redação - Agência IN)

http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/negocios/brasil-desperdica-r-12-bi-com-energia-eletrica-em-5-anos

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica