Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

11 Sites Para Aprender Algo Novo Em 2016

Você sempre pode aprender algo pela web: é simples e quase sempre de graça! (Update: + 8 sites compartilhados pelos leitores!)

 

Chegamos, então, a um novo ano, com novas expectativas, novas esperanças e certamente algum desejo de aprenderou tentaralgo novo. Logo, aproveitando que a web, além de um lugar cheio de gifs engraçadinhos ou postagens feitas pra passar o tempo, também tem sempre um site no qual se pode aprender alguma coisa nova (quase sempre de graça), esta lista aqui foi feita especialmente pra você salvar nos seus "Favoritos" e seguir aproveitando dela durante o ano.

Ou seja, quando você estiver rolando uma página qualquer, cansado do que já viu ou pensando até que já viu de tudo, lembre-se que existe sempre um site para te ajudar no que você precisaré só apontar o mouse para o lugar certo! ;-)

Nota: com a inclusão de uma dica a mais na parte abaixo, dos cursos gratuitos, são 12 os sites citados. Mas, só pra não mudar o nome do texto, indiquei aqui...

Nota 2 (13/01): Agora temos mais uma dica e são 13 sites.

Nota 3 (14/01): mais uma contribuição e são 14 sites para você aprender na web!

Nota (18/01): outra inclusão na lista!

Nota (19/01): a quinta dica de outro leitor!

-- Nota 2 (19/01): me rendi ao Live Mocha!

Nota (20/01): + 2 sites numa nova categoria, para empreendedores!

 

Cursos gratuitos (ou quase isso) de grandes universidades

Courserapra mim, a melhor plataforma para cursos online: tem muitos cursos ótimos de graça, de universidades reconhecidas como Yale, Stanford, Princeton e outras mais.

edXoutra excelente plataforma de cursos e aulas pela webum projeto colaborativo entre a Harvard University e o MIT.

Udemyé mais um site de educação online com mais de 30 mil cursos, sendo que os da área de tecnologia são o destaque aqui.

MITOpenCourseWareimagina que beleza a ideia por trás desse site: todos os materiais dos cursos do famoso MIT (Massachusetts Institute of Technology) disponíveis na internet, para download! Enjoy!

Codecademyum excelente site para aprender códigos/programação para a web, de forma interativa. Foi onde aprendi (quase) tudo o que sei sobre HTML e CSS…

Miriada Xuma plataforma de cursos como os citados acima (MOOCs), só que em espanhol! Que maravilha, não? Apenas cursos de universidades iberoamericanas e patrocinados pela Telefónica e pelo Santander. [Ótima dica da Patricia Almeida ali embaixo, nos comentários, e incluí aqui! Obrigado, Patricia!] ;-)

Veducaum site brasileiro com cursos gratuitos por video, nos moldes dos demais, de instituições renomadas, como USP, UnB, Unicamp, Harvard, MIT e outras mais. [Graças ao comentário de Robson Almeida, está aqui também! Obrigado, Robson!]

Khan Academyuma plataforma mundialmente reconhecida que funciona mais ou menos como uma escola online, com cursos gratuitos, sobre matemática, ciências, economia e finanças. [Dica bacana de Vitor Zardi nos comentários. Obrigado, Vitor!]

FutureLearn— um site de cursos online gratuitos de diversas grandes universidades do Reino Unido. [Bela de dica de Ariana Braga ali embaixo, nos comentários! Valeu, Ariana!]

Udacity— essa plataforma também no estilo MOOC's é voltada para cursos na área de tecnologia, como desenvolvimento de games, de apps para Android e iOS, Ruby on Rails, introdução à programação, Java etc. [ Dica do Anderson de Almeida nos comentários. Obrigado, Anderson!]

 

Cursos para empreendedores

EAD Sebrae— bons especialmente se você é um microempreendedor individual ou tem uma pequena empresa.

FGV Online— cursos gratuitos em temas como finanças, sustentabilidade e inovação. [Ambos são dicas bacanas do Samuel Karpss nos comentários, obrigado!]

 

Aprender uma nova língua

Duolingointeressante, altamente visual e em forma de game, você realmente aprende novas línguas aqui. Tente e verás!

BBC Languagesum dos sites mais tradicionais e há mais tempo oferecendo aulas de diversas línguas na web: uma solução completa com áudio, video e games que cheguei a usar bastante no meu tempo de professor, há mais de 10 anos! Recomendo!

Live Mocha— um site que usei há anos, quando não havia ainda essa "onda" de apps e smartphones. É competente no que se propõe — ensinar uma nova língua — principalmente porque é feito com um sentido de comunidade. Experimente![Vários leitores deram a dica desse site nos comentários. Agradeço a todos!]

 

Abrir a mente

TED Talksvocê já deve ter ouvido falar: uma série de palestras curtinhas (com menos de 20 minutos) sobre diversos assuntos, abordados de maneira precisa e inspiradora. E tem também no Netflix.

Quoraa ideia deste site é bacana: você pergunta algo e as pessoas respondem de acordo com suas experiências e conhecimentos. É simples e rápido e dá pra achar muita resposta boa (que fazem pensar ou apresentam um novo ponto de vista) sobre diversos assuntos.

Learnistum projeto colaborativo no qual os usuários compartilham seus conhecimentos em assuntos tão diversos como negócios, arte, design, entretenimento, tecnologia etc.

Slidesharecomprado há algum tempo pelo LinkedIn, é o melhor site de apresentações na web. Use-o não apenas para aprender mais sobre alguma coisa através de slides, mas também para ver como determinado assunto foi abordado e como a própria apresentação foi feita. E o melhor é que muito do conteúdo disponível é o oficial usado em grandes empresas, startups e eventos.

Bom, depois disso, você não tem mais desculpas para continuar vendo videos no YouTube durante o tempo livre! 

*****

https://www.linkedin.com/pulse/11-sites-para-aprender-algo-novo-em-2016-alexandre-bobeda?trk=eml-b2_content_ecosystem_digest-recommended_articles-57-null&midToken=AQGo7K9roJBw6g&fromEmail=fromEmail&ut=1ZjntmP9B3DD41

 

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica