Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Argentina elimina subsídios à eletricidade e aumentos podem chegar a 500%


 postado em 27/01/2016 19:31

 AFP /Agence France-Presse



O governo da Argentina eliminou nesta quarta-feira os subsídios à eletricidade aplicados nos 12 anos de kirchnerismo e entidades de consumidores esperam altas entre 300% e 500%.

O governo do presidente Mauricio Macri justificou a decisão "pelo abandono (de parte do governo anterior) de critérios econômicos na definição de preços, o que distorceu os sinais econômicos, aumentando o custo do abastecimento, desestimulando o investimento privado", segundo o texto publicado na quarta-feira no Boletim Oficial.

"Os quadros tarifários ainda não foram divulgados. Sabe-se que o custo da energia aumenta 208%. Um consumidor pode pagar 28% a mais e outro quase 1.000% de alta, de acordo com a área geográfica, impostos, etc.", disse à AFP o economista Fausto Spotorno, da consultora Ferreres.

Com a medida, que atingirá cerca de 32 milhões de usuários residenciais, comerciais e industriais de todo o país, serão eliminados os subsídios recebidos. O governo não fez anúncios em coletiva de imprensa e espera-se que na sexta-feira sejam apresentados os valores, que segundo estimativas da imprensa subirão entre 200% e 300%.

"Os aumentos de tarifas vão de 300% a 500%, por enquanto, e a porcentagem pode ser maior", disse Pedro Busetti, presidente da ONG Defesa de Usuários e Consumidores (Deuco), em declarações à rádio Del Plata.


--
Sandro Geraldo Bagattoli

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica