Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Dicas para poupança. Como poupar na iluminação

Relembramos que o Programa Polo Positivo está a ser desenvolvido no âmbito do Plano de Promoção e Eficiência no Consumo de Energia Elétrica 2013-2014, promovido pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, com objetivo de melhorar a eficiência energética em Instituições Particulares de Solidariedade Social.

 

O consumo energético, normalmente, regista picos de consumo maiores, tendo em conta a utilização das luzes decorativas alusivas à quadra. Para estimular um consumo mais eficiente de energia, ao mesmo tempo que se asseguram bons níveis de iluminação, importa analisar as necessidades de luz de cada um dos espaços, já que nem todos requerem a mesma luminosidade.

Iluminação

 

A iluminação artificial é um dos principais fatores de consumo de energia eléctrica, no entanto, existem oportunidade interessantes e viáveis para a redução dos consumos energéticos. Ao ficar a conhecer as principais tecnologias e tipos de lâmpadas habitualmente disponíveis no mercado poderá fazer as opções mais adequadas para reduzir a sua fatura de eletricidade.

– Lâmpadas incandescentes: são as lâmpadas que apresentam maior consumo de energia elétrica e as que registam menor período de duração – cerca de 1000 horas – a sua venda já foi descontinuada, embora ainda existam muitas em funcionamento.

– Lâmpadas de halogéneo: caracterizam-se por uma maior duração – entre 2 000 horas a 4 000 horas – e pela qualidade de luz produzida. Existem lâmpadas de halogéneo que necessitam de transformador. As do tipo eletrónico diminuem as perdas de energia, podendo reduzir o consumo até 30% em relação às incandescentes.

– Lâmpadas fluorescentes tubulares: caracterizam-se por terem uma eficiência luminosa maior do que as lâmpadas incandescentes. São lâmpadas que consomem até menos 80% de eletricidade do que as lâmpadas incandescentes e têm uma duração entre 10 000 horas e 20 000 horas.

– Lâmpadas fluorescentes compactas: Mais conhecidas por lâmpadas “economizadores”, possuem a tecnologia e as características de uma lâmpada fluorescente tubular, mas apresentam tamanhos reduzidos. Têm uma duração média de aproximadamente 8 000 horas. Atenção que para locais onde é necessário um acender e apagar frequente, pode não ser recomendável o seu uso.

– Lâmpadas LED: Conseguem poupanças até 90% de energia na substituição de lâmpadas incandescentes e, embora mais caras do que as lâmpadas de baixo consumo, conseguem assegurar entre 50 000 horas e 80 000 horas de funcionamento e 100% de luz imediata quando se ligam.

Adene/Polo Positivo

http://www.oje.pt/lampadas-led-como-poupar-na-iluminacao/

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica