Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Parque das Águas vai ganhar

Os frequentadores do Parque das Águas no período noturno poderão, em breve, ver um dos espaços públicos mais frequentados da cidade muito mais bonito, em cores mais vivas. É que todas as lâmpadas do sistema de iluminação pública do local, que atualmente é de vapor de sódio, serão substituídas por lâmpadas de Diodo Emissor de Luz, mais conhecidas como LED.

 

A troca das 416 lâmpadas, que será executada pela CPFL Piratininga, faz parte do Programa de Eficiência Energética da empresa, desenvolvido com participação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo a CPFL, a previsão é de que o serviço seja iniciado até a última semana de janeiro. Avaliada em R$ 571 mil, a troca será custeada integralmente pela concessionária, sem qualquer ônus para o município.

 

A maior vantagem em aplicar o LED na iluminação urbana é que a tecnologia utiliza menos energia para uma mesma iluminação. Também são diferenciais a maior durabilidade, o fato de que não contém mercúrio e tem alto índice de reprodução de cores, o que possibilita uma acentuada melhora na percepção de elementos que integram a paisagem urbana. A iluminação, além de energeticamente mais eficiente, é mais integrada aos espaços urbanos, melhorando também a segurança das pessoas que frequentam o Parque das Águas à noite.

 

Outro diferencial é a economia no consumo de energia elétrica, que pode chegar a até 70%. Além disso, não possui materiais nocivos à saúde ou ao meio ambiente, como chumbo e mercúrio. Também não aquece e não emite raios ultravioleta, que além de atrair insetos, causam o envelhecimento precoce da pele humana devido a sua irradiação.

 

A Secretaria de Serviços Públicos (Serp), que agora gerencia todo o sistema de iluminação pública de Sorocaba, informou que a indicação do Parque das Águas para ser o primeiro a receber essa iluminação foi em função do paisagismo do local – que pode ser ainda mais valorizado – bem como pelo número de pessoas que frequentam o local no período noturno.

 

O projeto da substituição das lâmpadas do Parque das Águas foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), dentro do programa Eficiência Energética. O projeto contempla a utilização de luminárias LED de 110W de referência, que substituirão, com significativo ganho, as 416 lâmpadas de vapor de sódio de 250W que hoje iluminam o local. Conforme a concessionária, este investimento trará uma economia de aproximadamente R$ 70 mil/ano aos cofres públicos do município.

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/especial-publicitario/prefeitura-de-sorocaba/sorocaba-em-noticias/noticia/2016/01/parque-das-aguas-vai-ganhar-lampadas-de-led.html

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica