Os frequentadores do Parque das Águas no período noturno poderão, em breve, ver um dos espaços públicos mais frequentados da cidade muito mais bonito, em cores mais vivas. É que todas as lâmpadas do sistema de iluminação pública do local, que atualmente é de vapor de sódio, serão substituídas por lâmpadas de Diodo Emissor de Luz, mais conhecidas como LED.
A troca das 416 lâmpadas, que será executada pela CPFL Piratininga, faz parte do Programa de Eficiência Energética da empresa, desenvolvido com participação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo a CPFL, a previsão é de que o serviço seja iniciado até a última semana de janeiro. Avaliada em R$ 571 mil, a troca será custeada integralmente pela concessionária, sem qualquer ônus para o município.
A maior vantagem em aplicar o LED na iluminação urbana é que a tecnologia utiliza menos energia para uma mesma iluminação. Também são diferenciais a maior durabilidade, o fato de que não contém mercúrio e tem alto índice de reprodução de cores, o que possibilita uma acentuada melhora na percepção de elementos que integram a paisagem urbana. A iluminação, além de energeticamente mais eficiente, é mais integrada aos espaços urbanos, melhorando também a segurança das pessoas que frequentam o Parque das Águas à noite.
Outro diferencial é a economia no consumo de energia elétrica, que pode chegar a até 70%. Além disso, não possui materiais nocivos à saúde ou ao meio ambiente, como chumbo e mercúrio. Também não aquece e não emite raios ultravioleta, que além de atrair insetos, causam o envelhecimento precoce da pele humana devido a sua irradiação.
A Secretaria de Serviços Públicos (Serp), que agora gerencia todo o sistema de iluminação pública de Sorocaba, informou que a indicação do Parque das Águas para ser o primeiro a receber essa iluminação foi em função do paisagismo do local – que pode ser ainda mais valorizado – bem como pelo número de pessoas que frequentam o local no período noturno.
O projeto da substituição das lâmpadas do Parque das Águas foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), dentro do programa Eficiência Energética. O projeto contempla a utilização de luminárias LED de 110W de referência, que substituirão, com significativo ganho, as 416 lâmpadas de vapor de sódio de 250W que hoje iluminam o local. Conforme a concessionária, este investimento trará uma economia de aproximadamente R$ 70 mil/ano aos cofres públicos do município.
ATENCIOSAMENTE
Alexandre Kellermann
Postar um comentário