Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Cientistas criam um biocomputador energeticamente eficiente e "alimentado" por proteínas

Cientistas da Universidade de Lund estão seguindo um caminho diferenciado no desenvolvimento da supercomputação com resultados que realmente parecem saídos da ficção científica. Foi criado um biocomputador, do tamanho de um livro, que se alimenta de proteínas para realizar operações matemáticas operando em paralelo, diferente da operação em sequência feita por supercomputadores tradicionais. E isso com impressionante eficiência energética.

Segundo informações dos pesquisadores, o biocomputador deles requer menos de 1% de energia do que um transistor tradicional precisa para realizar um passo de um cálculo. Além disso, a capacidade dele de operar em paralelo ao invés de em sequência garantiria soluções de problemas bem mais rápidas. O tamanho final reduzido também pode ser considerado uma vantagem. O Watson da IBM, por exemplo, referência em supercomputação, é tão exigente em espaço (como mostrado na imagem abaixo) quanto é em energia, tendo 90 módulos de servidor. 

O biocomputador em questão, no momento, é apenas um modelo em desenvolvimento, mas os cientistas por trás do projeto afirmam que não estamos distantes de ver a tecnologia realizando tarefas cada vez mais complexas.

http://adrenaline.uol.com.br/2016/02/27/40579/cientistas-criam-um-biocomputador-energicamente-eficiente-e--alimentado-por-proteinas

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica