Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Municípios da Beira Interior reduzem CO2 e despesas com energia

Os projetos são realizados no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, refere a ENERAREA, que tem sede em Belmonte e é liderada por José Manuel Biscaia, presidente da Câmara Municipal de Manteigas.

Dos vários investimentos, aquela entidade destaca o projeto de Iluminação Eficiente em Edifícios Municipais, que visa "promover a instalação de soluções de iluminação mais eficiente em edifícios públicos, promovendo a utilização racional de energia elétrica e o combate ao desperdício".

 

"Para atingir esses objetivos substituir-se-ão equipamentos em 8.320 luminárias/pontos de luz, ou seja, serão substituídas lâmpadas fluorescentes T8 por lâmpadas fluorescentes T5 e balastros ferromagnéticos por balastros eletrônicos", é anunciado em comunicado.

 

O presidente do Conselho de Administração da ENERAREA, José Manuel Biscaia, citado no documento, explica que a agência "investirá 800 mil euros em várias medidas de eficiência energética, ao longo deste ano".

 

"Estas medidas, além da redução da fatura energética e consequente redução da despesa dos municípios com a energia elétrica, permitirão também a redução de emissão de gases com efeito de estufa, indo ao encontro das metas do Programa Europeu para as Alterações Climáticas", sublinha o responsável.

 

A fonte refere na nota que a medida já foi implementada nos municípios de Celorico da Beira, Penamacor e Manteigas, onde foram substituídas 583, 443 e 312 lâmpadas e balastros, respetivamente.

 

Intervenções semelhantes estão "em fase de conclusão" nos municípios de Fundão (1.335 equipamentos) e de Belmonte (480), ambos no distrito de Castelo Branco.

 

A ENERAREA anuncia que brevemente dará início aos trabalhos nos concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Mêda, Pinhel, Sabugal e Trancoso, todos no distrito da Guarda.

 

Segundo José Manuel Biscaia, o projeto em curso nos municípios da Beira Interior "prevê uma poupança energética na ordem dos 45%, tendo já sido alcançada, segundo medições reais, no município de Celorico da Beira, uma poupança energética de 58%, o que se traduz numa grande poupança na fatura energética do município"

https://www.noticiasaominuto.com/pais/543964/municipios-da-beira-interior-reduzem-co2-e-despesas-com-energia

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica