Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 31 de março de 2016

NOTÍCIAS DO SETOR


EPE: CONSUMO DEVE CAIR 0,4% NO PAÍS EM 2016

A Empresa de Pesquisa Energética está prevendo que o consumo deve cair 0,4% no país em 2016, ante uma alta de 0,4% na projeção anterior. No Sistema Interligado Nacional, a queda deverá ser de 0,2%. A queda no consumo é puxada, principalmente, pelo fraco desempenho do segmento industrial. A expectativa é que o segmento acumule uma retração de 4,5% nesse ano. Já os segmentos residencial e comercial devem aumentar 2% e 2,5%, respectivamente.

"Mesmo havendo crescimento nos segmentos residencial e comercial, ele é muito pequeno quando comparado com o histórico", declarou o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim. Ambos os segmentos vinham apresentando crescimento em torno de 6% nos últimos anos.

No acumulado de janeiro e fevereiro, a queda do consumo pelas indústrias foi de 8,3% quando comparado com o período anterior. Nas residências, houve um decréscimo de 4,4% no período, e no comércio, de 3,2% no bimestre. A previsão é que o PIB vai cair 3% no ano. Fonte: Canal Energia – 30/03/2016

ANEEL APROVA PARCELAMENTO DOS DÉBITOS DO GSF

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou o parcelamento em até seis vezes dos débitos resultantes do déficit de geração das usinas hidrelétricas entre março e dezembro de 2015. O acordo entre credores e devedores prevê a atualização do saldo devedor da liquidação de janeiro de 2016 até o pagamento integral do debito, com taxa de juros de 1% ao mês pro rata dia e correção pelo IGPM, conforme antecipado pela Agência CanalEnergia. A decisão vai permitir a regularização do pagamento dos créditos dos geradores termelétricos, estimados em R$ 1,8 bilhão, a partir do próximo dia 18 de abril, quando acontece a liquidação de janeiro. Fonte: Canal Energia – 29/03/2016

ANEEL: OBRAS ATRASADAS SOMAM 1.900 MW MÉDIOS

Os empreendimentos que estão com o cronograma atrasado somam 1.900 MW médios, segundo o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, Tiago de Barros. De acordo com ele, se calculadas as perdas do sistema, esse número pode chegar a 2.350 MW médios.

Apesar do montante ser grande, o diretor não vê com preocupação os atrasos nesse momento. "Esse problema do atraso hoje, ele se apresenta muito mais como uma solução do que como um problema de fato, porque nem a distribuidora precisa dessa energia e nem o gerador está pronto para entregar", comentou o executivo durante o evento Agenda Setorial 2016, que acontece nesta quarta-feira, 30 de março, no Rio de Janeiro, promovido pelo Grupo CanalEnergia. Fonte: Canal Energia – 30/03/2016

MODELO DE EXPANSÃO DA TRANSMISSÃO DÁ SINAIS DE FALÊNCIA, APONTA PSR

O modelo de expansão da transmissão associado a geração já está dando sinais de falência, segundo análise da PSR. Isso porque o leilão da transmissão enfrenta problemas, que são evidenciados pela quantidade de lotes vazios nos últimos certames, e também pelos atrasos na implantação dos projetos, o que faz com que muitas vezes, o projeto de geração fique pronto sem a respectiva linha de transmissão.

"A transmissão vem enfrentando problemas. Quando os projetos são colocados no leilão, não saem, e quando saem, é difícil implementar", analisou Rafael Ferreira, que faz parte da equipe de estudos da transmissão da PSR. Segundo ele, hoje a implementação de uma linha de transmissão demora mais de três anos, chegando a cinco anos. "Isso mostra que o modelo GT dá sinais de falência", comentou o consultor durante o 6º Workshop PSR/CanalEnergia, que aconteceu nesta terça-feira, 29 de março, no Rio de Janeiro. Fonte: Canal Energia – 29/03/2016



--

Sandro Geraldo Bagattoli
Universidade Regional de Blumenau
Visite o blog Mercado de Energia Elétrica  

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica