Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quarta-feira, 2 de março de 2016

Novas regras facilitam a microgeração de energia

Bandeira vermelha, bandeira amarela e a conta de luz sempre parece alta demais para o bolso do consumidor. Não é à toa que tem crescido no país o número de pessoas, empresas e organizações em geral que passaram a produzir sua própria energia, a partir de fontes renováveis como o sol e o vento. Na Bahia, o número de conexões de micro ou minigeração para uso doméstico quase que triplicou desde o ano passado, saindo de 23, em março de 2015, para 65, no último mês de janeiro.

 

Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que aposta em aumento ainda mais significativo de adesões à geração doméstica com a entrada em vigor nesta terça-feira, 1º, das novas regras do Sistema de Compensação de Energia Elétrica. As medidas estimulam o consumidor a instalar pequenos geradores (tais como painéis solares fotovoltaicos e microturbinas eólicas, entre outras fontes renováveis) em sua unidade consumidora, prevendo a compensação da energia gerada com as companhias distribuidoras, gerando créditos para abater nas contas de energia a cada mês.

 

De acordo com a Resolução da Aneel, os condomínios agora também poderão investir na alternativa, beneficiando as múltiplas unidades consumidoras. Ou seja: instalado um sistema de energia solar ou eólica, a energia gerada pode ser repartida entre os condôminos em percentagens definidas pelos próprios consumidores.

http://atarde.uol.com.br/economia/noticias/1750398-novas-regras-facilitam-a-microgeracao-de-energia

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica