Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quarta-feira, 9 de março de 2016

Preços no mercado de energia caem 84% em um ano, diz Dcide

São Paulo - Os preços de contratos no mercado livre de energia elétrica do Brasil, em que grandes consumidores podem negociar o suprimento diretamente com geradores e comercializadoras, chegam a ter queda de mais de 80 por cento nos últimos 12 meses, disse a consultoria especializada Dcide em boletim nesta quarta-feira.

 

O patamar atual, o menor em quatro anos pressionado por uma recuperação das represas hidrelétricas, deixa pouco espaço para quedas adicionais apesar da fraqueza no consumo, afirmou à Reuters o diretor da consultoria, Patrick Hansesn.

 

"Hoje estamos com níveis de preço inferiores a janeiro de 2012, se considerarmos a inflação... tem mais espaço para subir, se houver uma piora da hidrologia, do que para quedas adicionais", disse.

 

A maior retração foi nos preços dos contratos com duração trimestral, que acumulam baixa de 83,6 por cento em doze meses para energia convencional, cotada agora a 63,50 reais por megawatt-hora, e 80,7 por cento para a energia de fontes renováveis, que tem preço médio de 77,11 reais por megawatt-hora.

 

Já os contratos de longo prazo, para fornecimento entre 2017 e 2020, tiveram baixa de 42 por cento em um ano para fontes convencionais, agora em 121,92 reais por megawatt-hora, enquanto o suprimento de fontes renováveis está cotado em 137,15 reais por megawatt-hora, com retração de 40,2 por cento.

 

"Desde metade do ano passado houve um ciclo de queda de preços de curto e longo prazo, em função principalmente da melhoria da situação hidrológica e também de uma queda na carga de energia", disse Hansen.

 

O especialista afirmou ainda que, como o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) já tocou o menor valor permitido pela legislação, de 30 reais por megawatt-hora, é possível que os contratos estejam próximos de um piso.

 

O PLD é utilizado no mercado de curto prazo de energia e influencia a precificação dos contratos de médio e longo prazo.

 

As projeções da Dcide são feitas com base em pesquisa junto a cerca de 35 empresas, entre geradores e comercializadoras de energia, afirmou Hansen.

 

Tópicos: Consumidores, Consumo, Energia, Energia elétrica, Serviços, Preços

http://exame.abril.com.br/economia/noticias/precos-no-mercado-de-energia-caem-84-em-um-ano-diz-dcide

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica