Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 24 de março de 2016

Setor representa cerca de 10% da potência outorgada pela (ANEEL)

A produção de energia a partir de biomassa vem crescendo ao longo dos anos em todo o mundo. No Brasil, o setor Sucroenergético vem investindo cada vez mais para que a produção se torne competitiva e abasteça a matriz energética brasileira nos próximos anos, dando assim um folego para outras fontes que estão mais escassas, como o setor hidrelétrico por exemplo.

 

A biomassa mais comum entre os meios está o bagaço e a palha da cana de açúcar, os quais são retirados para a produção de etanol e açúcar no país. De acordo com a Empresa de Pesquisas Energéticas – EPE, o país produziu cerca de 177 milhões de toneladas de bagaço de cana e 101 milhões de toneladas de palha em 2015.

 

De acordo com pesquisadores, a bioeletricidade gerada a partir da cana de açúcar pode ser medida através do seu chamado “Poder Calorífico”, que nada mais é que a quantidade de energia liberada na combustão completa de um combustível em diversas condições de temperatura e pressão.

 

Segundo o professor e gerente de bioeletrecidade da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Zilmar José de Souza, o setor de biomassa já representa 10% da potência outorgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a tendência é só crescer devido ao número de usinas de biomassa que ainda entrarão em funcionamento no país.

 

Dentre as expectativas do setor está a participação das usinas nos leilões gerenciados pelo governo federal. A cada novo leilão, o setor tem cadastrado um numero maior de projetos, o que o torna bastante promissor. Para Souza o Brasil possui espaço suficiente para todas as fontes de energias renováveis, basta o governo saber ousar e criar políticas para incentivar o setor.

 

Nos dias 15 e 16 de junho Curitiba será sede do CIBIO - Congresso Internacional de Biomassa, evento voltado exclusivamente ao setor da Biomassa e geração de energia, algo inédito no Brasil.

Nos mesmos dias será realizada a primeira feira no Brasil voltada exclusivamente ao tema da Biomassa, pellets, cavacos, bagaço de cana, biogás entre outras tecnologias serão apresentadas na exposição.

 

SERVIÇO:

 

EXPOBIOMASSA – FEIRA INTERNACIONAL DE BIOMASSA

DATA: 15 e 16 de junho

Local: Federação das indústrias do Estado do Paraná

Curitiba / Paraná / Brasil

 

Contato:

55+ (42) 3086.8588

contato@congressobiomassa.com

Site: www.congressobiomassa.com

http://www.biomassabr.com/bio/resultadonoticias.asp?id=3967

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica