Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Brasil é um país cheio de oportunidades para geração de energia limpa

Quando se fala em energia renovável, o Brasil é visto como um país que possui diversas oportunidades. A matriz energética brasileira possui uma grande diversificação, já que o país consegue produzir energia limpa a partir de diversas fontes e inseri-las aos poucos na matriz elétrica.

 

A vantagem brasileira para os países desenvolvidos, é que enquanto os mesmos são obrigados a aumentar a participação de fontes renováveis disponíveis, o Brasil, por sua diversificação de fontes limpas, só precisa complementar a matriz elétrica com elas e aproveitar a potência dos recursos naturais oferecidos.

 

Dados do Fifteeth Inventory – edição de 2013, mostram que o Brasil é o segundo país no ranking mundial que utiliza a energia hidráulica como principal fonte de eletricidade. Além disso, os dados também mostram que a produção de energia através dos ventos vem aumentando, podendo ser bastante competitiva no futuro.

 

Além da energia eólica, a produção a partir da biomassa e de painéis solares também está crescendo. Devido à crise hídrica no último ano, o aumento da participação das termelétricas no país fez com que a produção de gás natural também crescesse.

 

Assim como as fontes renováveis cresceram, algumas fontes derivadas do petróleo também obtiveram um crescimento significativo. As termelétricas movidas por combustíveis fósseis e o uso do carvão e seus derivados, por exemplo, ainda continuando tendo a maior parte da matriz energética brasileira.

 

Apesar dos derivados do petróleo ainda serem bastante importantes para o setor elétrico, especialistas acreditam que essa dependência irá diminuindo aos poucos, já que com um planejamento setorial e a implementação de políticas publicas o setor possa receber cada vez mais incentivos para a produção de energia limpa.

 

Fonte: Biomassa BR

http://www.biomassabr.com/bio/resultadonoticias.asp?id=3994

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica