Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Consumo de geladeiras fica escondido no selo do Procel

Na hora de comprar uma geladeira, o brasileiro é o consumidor do mundo que mais leva em consideração a etiqueta de eficiência energética, segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O objetivo de economizar na conta de luz no fim de mês, porém, pode não estar sendo alcançado. Isso porque na maioria das vezes, o consumidor acredita que a classificação “A” do selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) significa que aquele modelo tem o menor consumo de energia e isso nem sempre é verdade.

 

“A classificação que vai de A até E mostra a eficiência do produto seguindo critérios internacionais. Vários países como Estados Unidos, Índia, Japão, têm seus programas de etiquetagem que seguem padrões semelhantes. Porém, a eficiência não é o mesmo que consumo. Para saber qual modelo de geladeira, por exemplo, tem um consumo de energia menor, ou seja, que vai gastar menos no fim do mês na conta de luz, é preciso avaliar quantos Quilowatt hora (kWh) aquele modelo gasta mensalmente”, explica o responsável pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro, Marcos Borges.

 

A informação sobre o consumo mensal de kWh consta na etiqueta da Procel, mas o destaque é menor. “O gráfico (colorido) desvia a atenção e acaba eclipsando as outras informações (da etiqueta)”, avalia o médico Marco Lazzeri, 39. “Para o apartamento novo, comprei tudo que fosse eficiente. Mas observei se a classificação era “A”, diz. A psicóloga Kelly Chalub Couto, 38, comprou uma geladeira há cerca de dois meses e também não observou o dado que indica a consumo de kWh. “Se há diferença (de consumo entre os aparelhos classificados como “A”) que ela seja exibida realmente”, afirma Kelly. Para Lazzeri, a informação sobre o consumo de energia não está claro na etiqueta e pode induzir o consumidor ao erro. “Aprendi que preciso ler mais do que o gráfico enorme e colorido”, conclui.

http://www.otempo.com.br/capa/economia/consumo-de-geladeiras-fica-escondido-no-selo-do-procel-1.1286009

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica