Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

segunda-feira, 25 de abril de 2016

PROTESTE denuncia Programa Brasileiro de Etiquetagem

Da Agência Ambiente Energia - A PROTESTE Associação de Consumidores constatou que o consumidor que olha a indicação “A” de maior eficiência energética para definir a compra de um eletrodoméstico pode estar sendo enganado. A associação afirma que existem produtos no mercado que, apesar de consumir mais energia, têm a mesma classificação no mercado.

 

A conclusão da pesquisa foi tirada após a PROTESTE comparar o gasto de energia de diferentes marcas de máquinas de lavar roupa, geladeira e ar condicionado, como parte da campanha Quem Cala Paga Mais Luz (www.quemcalapagamais.com.br).

 

Fatores como a desatualização dos índices do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e a falta de evolução dos critérios para algumas famílias, fez com que os produtos ficassem concentrados na classificação “A”. Visto isso, o consumidor acaba optando por um produto menos eficiente, causando aumento na conta de luz. Com a falta de fiscalização os fabricantes dos produtos mais eficientes ficam sem estímulo para investir em inovações tecnológicas que melhorem ainda mais a sua performance.

 

Para tentar solucionar o problema, a PROTESTE está sugerindo soluções ao Inmetro, dentre elas a revisão compulsória a cada três anos do programa de etiquetagem, mantendo no máximo 30% dos modelos com classificação “A” de desempenho energético. E no caso de mais da metade dos produtos alcançarem classificação “A”, em um tempo inferior a três anos, o programa passe por revisão automática dos índices.

 

A inclusão de novos parâmetros de medição para máquinas de lavar roupa: eficiência de centrifugação e lavagem e consumo de água também foi solicitada. Tais parâmetros estavam sendo previstos na revisão do programa proposta na Portaria nº 314/2014, mas não foram colocados em prática até agora.

 

Para os consumidores consultareem se quanto é pago em energia elétrica comparando o produto que você tem em casa com o produto mais eficiente da mesma categoria, a PROTESTE preparou uma tabela disponível no site da campanha Quem Cala Paga Mais Luz (www.quemcalapagamais.com.br).

https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2016/04/proteste-denuncia-programa-brasileiro-de-etiquetagem/28947

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica