Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Energias renováveis tiveram crescimento recorde em 2015 (estudo)

Os países em desenvolvimento gastaram mais em energias renováveis do que os ricos pela primeira vez no ano passado, liderando o aumento mais rápido de energias verdes já registrado, segundo um estudo divulgado na quarta-feira.

 

O investimento global em energias renováveis mais que dobrou o total gasto com eletricidade gerada a partir de gás natural e novas fontes de carvão em 2015, de acordo com o relatório Renewables Global Status.

O gasto total com energias verdes aumentou 5% em 2015 com relação a 2014, somando 286 bilhões de dólares e batendo o recorde anterior, que tinha sido registrado em 2011.

A China foi o país que mais investiu no setor, respondendo por mais de um terço do investimento total, enquanto a Índia, África do Sul, México e Chile também aumentaram significativamente os gastos.

No total, cerca de 147 gigawatts a mais foram gerados durante o ano – o maior aumento já registrado, e o equivalente à capacidade de geração de toda a África.

 

“As energias renováveis se estabeleceram ao redor do mundo como fontes convencionais de energia”, afirma o relatório.

“Novos mercados para as energias renováveis centralizada e distribuída estão surgindo em todas as regiões”, completa.

As energias eólica e solar foram as mais utilizadas, enquanto os investimentos em outros tipos de energias renováveis, como biocombustíveis e energia hidráulica, diminuíram.

 

Ao mesmo tempo, o setor de transportes continuou atrás de outras áreas no uso de energias renováveis, segundo o estudo.

Os gastos com energias verdes nos países desenvolvidos também diminuiu, principalmente na Europa, onde o investimento total caiu cerca de um quinto em relação ao ano anterior.

“Os responsáveis pela formulação de políticas públicas precisam remover as barreiras que estão impedindo o aumento da participação das energias renováveis no aquecimento, refrigeração e transportes”, disse o relatório.

“Os formuladores de políticas devem pensar no longo prazo, a fim de aumentar o investimento em energia limpa e fazer avançar a transição energética nos seus países”, completa o texto.

http://istoe.com.br/energias-renovaveis-tiveram-crescimento-recorde-em-2015-estudo/

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica