Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

domingo, 24 de julho de 2016

Cientistas descobrem maneira de transformar grama em energia renovável

Depois que os impactos dos combustíveis fósseis na natureza foram comprovados, diversos cientistas e pesquisadores em todo o mundo começaram a se empenhar em descobrir novas formas de gerar energia a partir de fontes renováveis. Muitas delas já foram descobertas, como a cana-de-açúcar e o milho. Mas uma nova fonte improvável foi descoberta por meio de um estudo da Universidade de Cardiff, no Reino Unido. Cientistas descobriram que a grama, especificamente a festuca, é capaz de fornecer energia através da geração de hidrogênio. O estudo revela que a festuca, tolerante à sombra e ao frio, pode gerar hidrogênio a partir do níquel como catalisador.

 

O hidrogênio não é um gás de efeito estufa como o dióxido de carbono, o que o torna uma opção muito viável para energia sustentável. Os cientistas já tinham certeza de que o gás é uma excelente opção de energia, mas ainda não haviam encontrado uma forma barata de extraí-lo. Com o novo estudo, é possível obtê-lo a partir da celulose encontrado na festuca. A celulose é uma longa cadeia de açúcares presente na parede celular das plantas que as torna resistentes. O processo para obter hidrogênio funciona utilizando a luz solar para ativar o catalisador, o níquel, que converte a celulose e água em hidrogênio. Outros catalisadores, como o paládio e o ouro, foram testados, mas o níquel provou ser a maneira mais eficiente de realizar o processo. Atualmente, o hidrogênio pode ser utilizado para alimentar muitas coisas, incluindo notebooks, celulares e carros. Por exemplo, já há cerca de 500 veículos movidos a correntes elétricas produzidas a partir do hidrogênio nas ruas dos Estados Unidos. Embora os cientistas ainda estejam em estágio inicial de aproveitamento do hidrogênio a partir da grama, o novo método de obtenção do gás é potencialmente uma forma incrivelmente rápida, barata e ambientalmente amigável de fornecer energia.

 

Matéria completa:

http://canaltech.com.br/noticia/curiosidades/cientistas-descobrem-maneira-de-transformar-grama-em-energia-renovavel-74309/

O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica