Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Nível dos reservatórios cai e conta de luz deve aumentar

A realidade de falta chuva em algumas regiões do país estão baixos e significam aumento nas tarifas de energia elétrica.

Os reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste, que são responsáveis por 70% do abastecimento em todo o sistema elétrico, estão com 48,48% da capacidade, bem abaixo de 2010, quando a economia crescia 7,5% e os reservatórios estavam 58,53%. O consumo era muito maior do que agora que a economia está em recessão.

 

O problema é a seca histórica no Nordeste. Hoje, os reservatórios da região Nordeste estão em 21,42%. Em 2010, eram 55,96%. No fim do mês, a Aneel vai decidir se sai a bandeira verde, livre de tarifa extra, para entrar a bandeira amarela, que tem uma cobrança de R$ 1,50 para cada 100 kWh.

 

Este cenário deve estimular ainda mais os projetos de geração com fontes renováveis nos próximos anos. O destaque fica para o crescimento do setor da Geração Distribuída no Brasil.

Nos dias 15 a 16 de novembro serão realizados o SmartEnergy 2016 e o 1º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída. Apoiados pelo TECPAR, Sistema SENAI, e organizado pelo Parana Metrologia, em parceria com a ABGD – Associação Brasileira de Geração Distribuída e pela Grupo FRG Mídias & Eventos.

 

E evento vai reunir os principais especialistas em geração com fontes renováveis, para 3 dias de apresentações de palestras, cases, etc.

Outro ponto alto do evento será a Exposição de empresas, onde consumidores de residências, indústrias terão a oportunidade de simulações com geração própria através de painéis solares, além de informações sobre financiamentos, consórcios específicos ao setor.

O Evento SmartEnergy

 

Evento Contexto

 

A realização da 3ª Conferência Internacional de Energias Inteligentes – CIEI&EXPO 2016 marca a importância de um evento anual desse porte na região sul do Brasil. A iniciativa da criação do projeto Smart Energy Paraná promovendo o avanço da geração e uso de energia por fontes renováveis no estado caracteriza a determinação do governo, da indústria e da academia em diversificar a nossa matriz energética. Atualmente os termos geração distribuída, redes inteligentes, eficiência energética, cidades inteligentes e internet das coisas ganham espaço nas publicações técnicas e na mídia em geral.

 

A CIEI&EXPO 2016 vem cumprindo com o compromisso de estender esse conhecimento e induzir ações de desenvolvimento em energias renováveis, trazendo temas fundamentais do momento para o debate. Serão três dias de atividades com a palestra da noite da cerimônia de abertura, apresentações técnicas e de cunho político-estratégico, mostra de trabalhos acadêmicos, exposição de tecnologias, equipamentos e processos.

 

Fonte: Portal Brasil Solar

http://www.biomassabr.com/bio/resultadonoticias.asp?id=4123

 

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica