Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Investor Days ambicionam alterar o cenário da eficiência energética na Europa

As conferências Investor Days juntam diferentes intervenientes do mercado da eficiência energética, nomeadamente Empresas de Serviços Energéticos (ESE), proprietários, arquitetos e investidores.

Lançadas pelo Investor Confidence Project (ICP) Europe, a primeira conferência realizou-se em fevereiro deste ano em Bruxelas, promovendo um fórum de discussão alicerçado nos progressos obtidos após o lançamento do relatório preliminar do EEFIG[1] sobre as principais barreiras ao investimento em eficiência energética em edifícios, indústria e PMEs. Os participantes nos Investor Days assinalaram que a falta de standardização dos projetos permanece como a maior barreira ao fluxo de capital para a eficiência energética.

Dado o sucesso alcançado pelo evento de Bruxelas, a equipa do ICP Europe fez uma parceria com o SEAF – Sustainable Energy Asset Framework, um projeto também financiado pelo Horizonte 2020 da Comissão Europeia, para organizar uma conferência de follow up. Com “Investor Days” como mote, o segundo evento realizou-se na cidade de Barcelona em junho passado.

O Investor Days de Barcelona contou com a presença de diversas ESE e investidores que apresentaram as melhores práticas na realização de projetos de eficiência energética e no estabelecimento de critérios de investimento. Mais do que um mero exercício de apresentação comercial, a segunda edição do evento focou-se nos desafios que as ESE e a comunidade financeira precisam de enfrentar para alcançar o potencial de mercado que o setor da eficiência energética representa[2].

Durante a discussão, as ESE confirmaram que a maior barreira para desbloquear os projetos permanece na venda e fecho dos mesmos e não na falta de capital. Tal deve-se a um grande número de fatores, incluindo dificuldades no acesso à gestão de topo e na obtenção da confiança do cliente – a maioria dos clientes desconhece os contratos de desempenho energético e questiona a credibilidade das ESE. A necessidade de valorizar todas as externalidades de um projeto de eficiência energética, os chamados non-energy benefits, incluindo a reduzida utilização de materiais e o aumento na segurança, e o cada vez mais presente hiato comunicacional entre as ESE e os investidores foram também citados como outras das maiores barreiras para a venda de projetos.

Em paralelo, os investidores insistem que a principal barreira para aumentar o volume de negócios permanece na falta de projetos financiáveis: a taxa de sucesso dos projetos avaliados por investidores permanece abaixo dos 5 %. Acresce que, quando um investidor encontra um projeto financiável, os custos de análise prévia e diligência podem transformar o investimento numa perda líquida no final do mesmo.

A terceira edição do Investor Days, que vai ter lugar em Lisboa nos próximos dias 2 e 3 de novembro, vai elevar a discussão para outro nível. Com o enfoque nos recentes desenvolvimentos do mercado da eficiência energética em Portugal, o evento contará com a participação de alguns dos principais players nacionais e europeus, nomeadamente a APESE – Associação Portuguesa de ESE, Âmago Energia Inteligente, VIVAPOWER, Resilient Energy, SONINGEO, RdA - Climate Solutions, APPII, European Energy Efficiency Fund (EEEF), Grow Advisory, Joule Assets Europe, SUSI Partners e a VdA - Vieira de Almeida. Durante os dois dias de conferência, os participantes serão convidados a debater soluções para os desafios apresentados anteriormente. Neste contexto, o ICP Europe e o SEAF vão apresentar os progressos que alcançaram na elaboração de ferramentas para standardizar, avaliar e segurar projetos de eficiência energética tornando-as acessíveis a um elevado número de entidades por toda a Europa.

Agora, mais do que um evento singular, o Investor Days representa a emergente comunidade de ESE e investidores da Europa. Assista e participe na discussão, faça contactos com ESE e investidores apoiando na alteração do atual cenário do setor da eficiência energética na Europa! 

 

Para inscrição, visite www.seaf-h2020.eu/investor-days-lisbon-november-2016.

A Edifícios e Energia associa-se ao evento Investor Days enquanto media partner.

 

[1] EEFIG, o Energy Efficiency Financial Institution Group consiste de um grupo de trabalho que foi fundado pela DG Energia da Comissão Europeia e pelo Programa Ambiental das Nações Unidas e cujo relatório final publicado a 26 Fevereiro de 2015 lista uma série de recomendações que podem apoiar na disponibilização de financiamento para a eficiência energética.

 

[2] No relatório, o EEFIG identifica “um forte racional económico, social e competitivo no aumento dos investimentos em eficiência energética em edifícios e indústria na Europa”.

http://edificioseenergia.pt/pt/noticia/investordays-e-lisboa1010

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica