Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Produção de energia eólica deve chegar a 11 GW este ano

A Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) afirmou que a produção energética eólica deve chegar a 11 GW (gigawatt) este ano, número que chega próximo a capacidade produtiva de 14 GW da Usina de Itaipu. O volume previsto pela Abeeólicaseria suficiente para iluminar com folga duas das maiores cidades brasileiras, São Paulo (11,5 milhões de habitantes) e Salvador (2,8 milhões de habitantes).

 

Para sustentar esse crescimento, o setor eólico vai demandar investimentos acima de 20 bilhões de reais. A estimativa é elevar a capacidade instalada de fonte eólica para 24 GW (quase duas Itaipu) até 2024, de acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia do governo.

 

Os números positivos apresentados pelo setor têm injetado otimismo nos investidores: somente em 2016 o setor pretende gerar 50 mil empregos. Dos sete bilhões de dólares em 2015 (ou quase 28 bilhões de reais, considerando o dólar a 3,9 reais de dezembro) investidos em energia renovável no Brasil, a maior parte dos recursos foi destinada à produção de energia eólica (22 bilhões de reais), os dados são do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

 

Energia solar entra na briga

 

A energia renovável de fonte solar também deve ganhar impulso nos próximos anos com o programa do governo de incentivo ao uso dessa fonte. O Programa de Desenvolvimento de Geração de Energia (ProGD), que estimula os consumidores residenciais, comerciais e industriais a gerar a própria energia com base em fontes renováveis, pretende contemplar 2,7 milhões de consumidores até 2030. O setor começou a tomar fôlego em 2015 quando os projetos de energia solar receberam cerca de 2,5 bilhões de reais, segundo estatísticas da Pnuma.

 

Estima-se que a procura pela energia solar pelos consumidores irá aumentar quando os custos baixarem. Isso já vem acontecendo com ganhos de escala e eficiência. Hoje, um painel fotovoltaico tem 17% de aproveitamento, mas chegará a 40% nos próximos vinte anos, o que vai mudar o cenário energético, trazendo mais autoprodução e geração distribuída.

http://www.meiofiltrante.com.br/internas.asp?id=20217&link=noticias

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica