Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Pela primeira vez em 135 anos, Reino Unido não queimou carvão durante 24 horas

5 de Maio de 2016. Esta é uma data histórica para o sector de energia no Reino Unido. Pela primeira vez em 135 anos, o Reino Unido não queimou carvão durante um dia inteiro para produzir electricidade.

 

A efeméride foi assinalada num relatório sobre as tendências do mercado energético britânico da autoria da energética Drax em colaboração com a universidade Imperial College de Londres.

 

O relatório aponta também que durante o terceiro trimestre deste ano, o Reino Unido produziu electricidade durante quase seis dias sem queimar carvão.

 

"Esta situação deverá manter-se no futuro à medida que as fontes de energia com baixo carbono, em particular as renováveis, continuam a crescer na carteira de energia do país", pode-se ler no documento divulgado esta segunda-feira, 14 de Novembro.

 

"A perspectiva é positiva; 2016 pode ter sido o ano mais limpo na electricidade no Reino Unido até agora, mas não vai ser o mais limpo de todos", acrescenta.

 

Apesar dos avanços, o Reino Unido continua muito atrás de países como Portugal no campo das renováveis. Em Maio, Portugal foi abastecido durante mais de quatro dias com electricidade produzida exclusivamente a partir de energias renováveis.

 

Olhando de novo para o Reino Unido, mais de 50% da energia produzida durante o terceiro trimestre teve origem em fontes de energia de baixo carbono. Há cinco anos, estas fontes constituíam apenas 25% da energia produzida, sendo que o carvão liderava isolado entre as fontes utilizadas para produzir energia.

 

De entre as fontes com baixas emissões, destaca-se a energia nuclear, responsável por 26% da energia produzida. Recorde-se que o novo Governo britânico comprometeu-se a avançar com a construção da nova central nuclear no país, depois do projecto de Hinkley Point ter corrido o risco de não avançar.

 

Já a energia eólica foi responsável por 10% da energia produzida, sendo também a maior fonte de energia renovável. É de destacar que a produção de energia a partir do vento cresceu 150% em cinco anos no Reino Unido.

 

O Reino Unido é o sexto maior produtor mundial de energia eólica, atrás da China, Estados Unidos da América, Índia, Alemanha e Espanha.

 

A EDP Renováveis é uma das empresas que está a investir na produção de energia renovável no Reino Unido. A eléctrica detém 100% do capital da Moray Offshore Renewable, projecto eólico 'offshore' (em mar) que prevê a construção e operação de 1.116 MW, potência suficiente para abastecer cerca de 700 mil habitações.

 

Em Junho, o presidente executivo do grupo EDP, António Mexia, admitia que o projecto eólico no mar da Escócia iria sofrer atrasos devido ao processo do Brexit.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/pela-primeira-vez-em-135-anos-reino-unido-nao-queimou-carvao-durante-24-horas?ref=HP_Destaquestr%C3%AAsnot%C3%ADcias

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica